Erro de execução squelettes/b5_mod_head_article.html
×

ANÁLISE HOUSE OF CARDS | House of Cards e o descontentamento com Washington

Em 4 de Março, a Netflix estreou a quarta temporada de House of Cards. Frank Underwood volta à cena no meio da corrida pela Casa Branca. Como se ligarão as primárias à bem-sucedida série?

Celeste MurilloArgentina | @rompe_teclas

quarta-feira 16 de março de 2016 | 00:17
House of Cards - Season 4 - Official Trailer - Netflix [HD] - YouTube

No começo de fevereiro, saiu o trailer da quarta temporada de House of Cards, escrita pelo roteirista Beau Willimon e produzida pela Netflix. Na série, Frank e Claire Underwood, interpretados por Kevin Spacey e Robin Wright, estão no coração de Washington.

Milhares de fãs esperaram ansiosos o capítulo seguinte na carreira de Underwoord. Desde a primeira temporada, House of Cards soube ler, à sua maneira, o descontentamento com o mundo da elite política, onde sobram interesses econômicos e corrupção e faltam escrúpulos.

Também se esperou o retorno das mil e uma tramas que se desenvolvem junto à carreira de Underwood. O futuro de Doug Stamper (Michael Kelly), chave na carreira de Frank, a relação entre o lobbysta Remy Danton e a chefe da bancada democrata Jackie Sharp (há uma metáfora mais apropriada da relação entre as corporações e Washington?) ou os caminhos da política externa nas mãos da secretária de Estado Catherine Durant (haveria alguma atriz com uma semelhança mais sutil com Hillary Clinton?).

Onde reside o êxito de House of Cards?

Em House of Cards, os políticos são implacáveis, alheios aos interesses do povo, tudo se compra e se vende. As leis são feitas sob medida, as corporações determinam a política externa, os jornalistas são manipulados ou perseguidos, os burocratas sindicais, anulados quando já não cumprem sua função, e as grandes maiorias são, no melhor dos casos, votantes.

Frank Underwood é um político ambicioso que não poupa esforços em sua escalada ao topo: a presidência dos Estados Unidos. Tudo em sua vida pessoal e política está a serviço desse objetivo, e uma das coisas mais atrativas da série é a relação que estabelece com o público, falando para a câmera e compartilhando com os telespectadores os segredos mais escuros de sua carreira política.

Uma das frases célebres de Underwood, "A democracia está supervalorizada", fez eco, pela direita e pela esquerda, em um clima de descontentamento e polarização. Essa frase bem poderia ser de um simpatizante do Tea Party e refletir a reação de um setor de ultra-direita que sonha com recuperar "a grandeza dos Estados Unidos", como gosta de dizer Donald Trump em seus discursos. Porém também poderiam pronunciá-la os que dizem (com razão) que essa "democracia" funciona a serviço do 1% mais rico e na realidade é bastante desigual.

House of Cards é uma espécie de expressão desses olhares críticos sobre os políticos de Washington. Com bastante cinismo, desnudam as negociatas e as pressões nos corredores da Casa Branca e do Congresso na era da queda de Lehman e do movimento Occupy Wall Street.

E é mais por esse cinismo que por sua crítica social e política que Underwood se converteu em um personagem relevante, inclusive no mundo político da vida real. Sem ir mais longe, Frank saudou Federico Pinedo, o "presidente durante 12 horas" no meio da controvérsia na Argentina sobre a transferência do governo de Cristina Fernández a Mauricio Macri.

Algo parecido fez Underwood com seu "Que comece a carnificina" ao intervir no debate prévio às eleições espanholas em dezembro de 2015. Durante o debate, fez comentários sobre todos os candidatos:

É sabido também que Barack Obama é seguidor da série. Quando era lançada a terceira temporada, pediu aos fãs que não dessem spoilers sobre os novos capítulos. Obama, um expert em gestos informais enquanto governa a principal potência imperialista, mandou, assim, uma piscadela e se localizou ao lado dos de fora da classe política¿ Provavelmente.

As primárias na TV e as outras

Essa temporada chegou em meio às eleições primárias, nas quais a surpresa está sendo os outsiders e ambos os partidos estão atravessados pelo rechaço às elites e dinastias políticas.

Não foi uma casualidade que lançamento de uma nova temporada fosse a publicidade de um dos debates republicanos. No spot de campanha, Underwood apresenta seu plano de obras chamado "America Works" (Estados Unidos Trabalha). O plano simula o Works Projects Administration, uma marca registrada de Frank D. Roosevelt e o New Deal dos anos 1930 e dialoga com a principal preocupação dos estadunidenses: a economia.

E como se faltasse algum detalhe "de época", agrega um pouco de anti-establishment à mensagem. No seu local de campanha (sim, tem um local de campanha), Underwood disse: "Não tenho paciência com as coisas inúteis, como a paralisia política e o estancamento. Se some à minha campanha. Arregacemos as mangas. Abramos caminho entre os tolos e os mesquinhos e enviemos uma mensagem forte e clara a Washington". Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência?

Na série, Underwood também participa da corrida pela Casa Branca. A terceira temporada terminou em um clímax eleitoral, com uma vitória justa de Underwood sobre a outra candidata, Heather Dunbar em Iowa. Uma cena que remete muito à "batalha por resultado" e os 0,2 pontos porcentuais que deram a "vitória" a Hillary sobre Sanders nesse pequeno estado.

Ainda que em mais de uma oportunidade House of Cards caracterizou-se pela inverossimilhança ou pelo excessivo drama, não surpreenderia a ninguém que dessa vez a realidade superasse a ficção. Como superar o drama da primária republicana em que um multimilionário sem apoio algum do establishment do partido ganha uma eleição após outra¿ Haveriam imaginado um candidato que se autodenomina socialista lutando voto a voto com Clinton¿

Acontece nas séries, acontece na vida real...

Na avant premiere da temporada, fizeram uma enquete entre o elenco sobre seus candidatos favoritos. Como era de se esperar, Underwood não quis fazer comentários sobre o tema, mas quando lhe perguntaram sobre sua opinião acerca das primárias, respondeu: "Penso que ambas são imprevisíveis...". Talvez imprevisíveis não descreva tão bem a situação como inesperadas, ao menos para o establishment de ambos os partidos.

As produções culturais como as séries e os filmes, mais além de suas intenções ou repercussões políticas, falam de um momento histórico, de um clima político e de um humor social. Por isso frequentemente o mais interessante acontece deste lado das telas, onde se multiplicam os debates e nascem os verdadeiros "scripts".

Nas primárias da "vida real", as coisas não parecem ser tão simples de resolver como no Washington de House of Cards.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias