Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

HQ Marielle Franco: um componente do acervo por sua memória e justiça

Sagui

HQ Marielle Franco: um componente do acervo por sua memória e justiça

Sagui

Inicialmente idealizado por sua irmã, Anielle Franco, após o brutal assassinato de Marielle e Anderson, e realizado pelo Instituto Marielle Franco e Selo Marielle Franco, a História em Quadrinhos (HQ) narra a história dessa mulher, mãe, LGBT, de esquerda e filha da Maré, como parte de uma contribuição para “todas as meninas negras, sementes de Marielle, que movem estruturas e sonham com outro futuro.” (p. 1)

Como consta já na primeira página, “a HQ Marielle Franco — Raízes pretende ser uma ferramenta de inspiração para jovens de todo o país. Este projeto narra uma parte da história de Marielle Franco, e o início das suas lutas enquanto uma menina jovem negra, favelada e mãe.” (p. 1) História essa que acaba reproduzindo a história de vida de diversas crianças da fevela, filhas de pais negros e tem que trabalhar muito para sustentar seus filhos por conta da extrema opressãoe exploração que o capitalhismo lhes impõe.

Através das ilustrações de Raquel Batista e Dika Araújo, podemos conhecer a história de uma mulher que se tornou um símbolo de resistência e luta no Brasil contra as operações policiais ao povo negro e favelado e também contra a extrema-direita que após sua morte tentou manchar e apagar sua memória. E após mais de 3 anos de sua morte, esse HQ se soma a um acervo necessário à sua memória para que possamos seguir lutando por justiça a Marielle e Anderson, ainda mais em um momento marcado pela crise social, política e econômica das camaradas mais oprimidas e exploradas da população brasileira. É nesse governo nefasto de Bolsonaro-Mourão que os gritos de justiça podem se somar e se fortalecer com as lutas operárias e estudantis contra os retrocessos implementados pelo governo e o conjunto do regime do golpe do qual o assassinato de Marielle é uma ferida aberta.

(Baixe o HQ diretamente do site do Instituto Marielle Franco aqui -> https://www.institutomariellefranco.org/hq)

Ficha técnica

Título: Marielle Franco — Raízes
Realização: Instituto Marielle Franco e Selo Marielle Franco
Apoio: Fundação Rosa Luxemburgo e Fundação Lauro Campos e Marielle Franco
Coordenação: Marcelle Decothé
Redação e Roteiro: Roberta Araújo
Ilustração e Design: Raquel Batista
Ilustração: Dika Araújo
Coloração: Da Penha
Design e Diagramação: Diego Barros
Letramento: Ellen Irineu
Posfácio: Anielle Franco
Revisão: Rafa Rezende
Páginas: 34
Publicação: junho/2021; Rio de Janeiro/RJ
ISBN: 978-65-993290-1-2
Edição: junho de 2021


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Carcará - Semanário de Arte e Cultura]   /   [VIDAS NEGRAS IMPORTAM]   /   [#JustiçaParaMarielle]   /   [Marielle Franco]   /   [negras e negros]   /   [mulheres negras]   /   [Dia Nacional da Consciência Negra]   /   [Questão Negra]   /   [Arte]   /   [Artes Visuais]   /   [Movimento Negro]   /   [Cultura]

Sagui

Comentários