×

BANCÁRIOS EM GREVE | Greve dos bancários entra em sua segunda semana

terça-feira 13 de outubro de 2015 | 01:44

FOTO: 08 de outubro: Piquete no edifício Brás da Caixa Econômica

Na última sexta-feira dia 9, a greve nacional dos bancários chegou a seu quarto dia e fechou a semana fortalecendo o movimento. Segundo informações do sindicato dos bancários de São Paulo, a adesão foi de 52 mil bancários, paralisando 700 locais de trabalho, sendo 23 centros administrativos e 677 agências na capital paulista, Osasco e região. No país paralisaram em torno de 10.818 locais de trabalho.

Durante a primeira semana de greve em São Paulo as ações protagonizadas pela oposição bancária fugiram do roteiro imposto pela direção do sindicato. Os piquetes que fecharam completamente os prédios da GIPES/SP (área de pessoal) e Brás ambos da Caixa e o prédio do Bradesco Telebanco na Santa Cecília, barrando inclusive terceirizados buscando a aliança com estes trabalhadores, mostraram uma prática combativa, onde não há espaço para acordos com a empresa sobre a entrada de gerentes e fura greve.

09 de outubro: Piquete no Telebanco do Bradesco

Piquete no edifício da GIPES da Caixa Econômica

Importante destacar que nas ações de setores que se opõe à política da gestão do sindicato (Cut + intersindical), como piquetes, reuniões, etc, novos bancários tem participado ativamente. Esse é um importante fator para que possamos construir uma alternativa a direção burocrática de nosso sindicato, que aliada ao governo Dilma do PT e aos banqueiros segue a greve sem de fato mobilizar a base da categoria.

Essa próxima semana promete intensificar ainda mais a luta. Seguimos acompanhando os atos e protestos protagonizados por estudantes em todo o estado de São Paulo contra a reestruturação escolar, um projeto do governo Alckimin de precarizar ainda mais o ensino. Entendemos que estar lado a lado com a luta dos estudantes é fundamental para barrar a política dos ajustes que são protagonizados tanto pelo PT como pelo PSDB e PMDB.

Segundo Thais, delegada sindical ad Ag. Sé da Caixa: “Ainda não há qualquer sinal por parte dos banqueiros sobre uma nova proposta e nesta terça haverá assembleia na quadra do sindicato as 17h. É importante que os bancários comparecem e participem ativamente, só assim poderemos conquistar uma vitória contra os ajustes e a política de arrocho dos banqueiros e do governo Dilma contra a classe trabalhadora”




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias