Teoria

MARXISMO

Grande lançamento do livro "Rosa Luxemburgo - Pensamento e Ação" na USP

Com o auditório lotado, Isabel Loureiro e Diana Assunção participaram de debate sobre a vida e a obra da grande revolucionária alemã na Universidade de São Paulo.

quinta-feira 28 de fevereiro| Edição do dia

Na última terça-feira, dia 26 de fevereiro, aconteceu o debate de lançamento da biografia de Paul Frolich, Rosa Luxemburgo - Pensamento e Ação na Ciências Sociais da USP.

O debate promovido pela editora Boitempo, as Edições Iskra e a Fundação Rosa Luxemburgo, contou com a participação da pesquisadora Isabel Loureiro, formada no mestrado e dourado em filosofia pela USP, autora do livro ’Rosa Luxemburgo e os dilemas da ação revolucionária", e de Diana Assunção, trabalhadora da Faculdade de Educação da USP, dirigente do MRT e fundadora do grupo de mulheres Pão e Rosas.

Com uma platéia lotada, especialmente de jovens estudantes, todos estavam muito interessados em conhecer a vida e o pensamento da maior dirigente mulher do socialismo internacional. O debate passou por diversos pontos, entre eles os combates de Rosa Luxemburgo contra o reformismo no interior da Social Democracia Alemã no início do século XX, suas polêmicas com Kautski, as discussões sobre a Revolução Russa e a Revolução Alemã, e a formação de partidos revolucionários.

Isabel Loureiro aprofundou os elementos da vida da rosa vermelha do socialismo e destacou alguns pontos fortes da biografia lançada, que vem complementar as obras já publicadas no Brasil, especialmente o capítulo dedicado a análise das discussões sobre o Polônia, entre outros aspectos. Diana Assunção buscou enfocar os grandes combates da revolucionária que nos permitem pensar a atualidade. Como os debates com Kautski e a discussão sobre qual deveria ser o centro de gravidade da Social Democracia Alemã.

Ambas destacaram a importância de de resgatar o legado de Rosa como um inspiração para as milhares de meninas e mulheres que se levantam em todo mundo como parte de um movimento internacional, contra a crise capitalista e a ascensão de governos da extrema direita. Além disso trouxe boas polêmicas a partir dos diferentes pontos de vista sobre o papel dos novos fenômenos que aparecem como socialista, como Bernie Sanders nos EUA. E o papel dos partidos de esquerda no Brasil, como o PSOL.

Confira na íntegra o vídeo de lançamento:




Tópicos relacionados

Pão e Rosas   /    Rosa Luxemburgo   /    Marxismo   /    USP   /    Teoria

Comentários

Comentar