×

INCÊNDIO | Grande incêndio na catedral de Notre Dame, em Paris

O emblemático edifício sofreu um forte incêndio. A torre central da Catedral desabou e também parte do teto.

segunda-feira 15 de abril de 2019 | Edição do dia

A catedral de Notre Dame, em Paris, um dos monumentos mais emblemáticos da capital francesa, sofreu nesta segunda-feira um voraz incêndio que acabou com a agulha central do edifício e grande parte da estrutura do teto.

A polícia isolou a área e retirou os numerosos turistas que se encontravam dentro de la catedral. Quando os bombeiros chegaram já havia muitas chamas que saiam do telhado da catedral. Segundo as primeiras informações que chegaram, o incêndio pode estar ligado às obras que estava sendo feita no telhado da catedral.

Fontes oficiais indicaram que o fogo afetou toda a armação que sustenta o telhado de Notre Dame, enquanto um porta-voz dos bombeiros já havia destacado as dificuldades de acesso ao edifício.

O prefeito do distrito 4 da cidade, Ariel Weil, assegurou que todos os bombeiros disponíveis na cidade estavam no local.

A catedral foi construída ao longo de dois séculos, entre os anos 1163 e 1345. A agulha que caiu uma hora após o início do incêndio data dos séculos XIII e XIX.

A igreja tem 130 metros de altura, 48 de largura, e as duas torres se elevam por 69 metros. O coro, construído em 19 anos (1163-1182), foi consumido por completo em apenas 20 minutos.

O presidente Macron cancelou os atos que havia planejado para anunciar o resultado do “Grande Debate”, no qual apresentaria novas medidas.

O presidente estadunidense, Donald Trump, se referiu ao tema por meio do Twitter, sua rede social favorita, onde emitiu uma série de conselhos aos bombeiros franceses nos quais lhes recomendava "agir rápido" e utilizar "aviões-tanque".

Em seu twitter, ele escreveu: "Tão terrível assistir ao grande incêndio na Catedral de Notre Dame, em Paris. Talvez aviôes-tanque de água poderiam ser usados para contê-lo. Devem agir rápido!"

A mensagem de Trump caiu tão mal que o próprio Serviço de Segurança Civil da França publicou uma resposta no Twitter desaconcelhando o plano de usar aviões-tanque já que o peso da água lançada do ar debilitaria toda a estrutura de Notre Dame e causaria danos colaterais.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias