×

MINERADORAS | Governo dá prazo de 15 dias para mineradoras apresentarem plano de emergência

O Departamento Nacional de Produção Mineral, do Ministério de Minas e Energia ordenou que as empresas operadoras de barragem de mineração de todo país entreguem em até 15 dias cópias fiscais do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração para as prefeituras e defesa Civis municipais e estaduais. O último relatório de Segurança de Barragem em 2014, estudo feito pela Agencia Nacional da Água, diz que atualmente apenas 15% das mineradoras possuem o Plano de Ação e Emergência.

O lamentável episódio que demonstra o total descaso da mineradora Samarco não é exclusivamente desta mineradora. Se formos analisar os dados que nos são apresentados o interesse destas mineradoras (com o consentimento do governo até então) é de enriquecer cada vez mais, mesmo que isso possa custar vidas.

Outro elemento que precisa ser denunciado é que somente depois de ter ocorrido a tragédia de Mariana em MG é que os governos tomaram alguma atitude mínima de análise de risco das mineradoras. Isso mostra que estes, durante todo este tempo, se omitiram, e fizeram isso conscientemente, porque estão no lado das mineradoras pelo lucro e contra a população.

Somente a estatização todas as mineradoras sob o controle dos trabalhadores e da população pode evitar tragédias como a da Samarco, pois enquanto estas empresas estiverem nas mãos dos capitalistas e grandes empresários que só visam enriquecer às custas dos trabalhadores, desastres como que o ocorreu em Minas Gerais podem voltar a acontecer mais vezes.

terça-feira 19 de janeiro de 2016 | 01:35


Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias