×

Tocantins | Governador bolsonarista de Tocantins, Carlesse, é afastado, acusado de esquemas de corrupção

Carlesse foi afastado por 6 meses pelo STJ por ser investigado sobre suposto pagamento de propina relacionada ao plano de saúde dos servidores estaduais, com incorporação de recursos públicos desviados ao patrimônio dos investigados, e obstrução de investigações. Estima-se que cerca de R$ 44 milhões de reais tenham sido pagos a título de vantagens indevidas. Os valores podem ser maiores, já que a participação de outras empresas no esquema ainda está sendo investigada.

quarta-feira 20 de outubro de 2021 | Edição do dia

Imagem: Governo de Tocantins/Divulgação

Mauro Carlesse (PSL), atual governador do Tocantins, foi afastado por 6 meses do cargo pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), por ser investigado sobre suposto pagamento de propina relacionada ao plano de saúde dos servidores estaduais, com incorporação de recursos públicos desviados ao patrimônio dos investigados, e obstrução de investigações. Estima-se que cerca de R$ 44 milhões de reais tenham sido pagos a título de vantagens indevidas. Os valores podem ser maiores, já que a participação de outras empresas no esquema ainda está sendo investigada.

Em buscas na casa de Carlesse e na sede do governo do Tocantins, a Polícia Federal, apreendeu dois veículos de luxo do governador, que foram levados para a sede da PF em Palmas.

Carros foram apreendidos na casa do governador Mauro Carlesse — Foto: Ana Paula Rehbain/TV Anhanguera

Hambém há mandados de busca e apreensão contra secretários estaduais, dentre eles Cristiano Sampaio, titular da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP), que também teve seu afastamento do cargo determinado pelo STJ.

Mauro Carlesse era presidente da Assembleia Legislativa do estado até março de 2018 e assumiu o governo do estado interinamente após o Tribunal Superior Eleitoral cassar os mandatos de Marcelo Miranda (MDB) e Cláudia Lelis (PV) dos cargos de governador e vice, respectivamente.

Ele concorreu na Eleição Suplementar e foi escolhido para continuar no cargo até o fim do ano. Voltou a se candidatar para as eleições gerais ainda em 2018 e foi reeleito. Eleito pelo PHS, Carlesse deixou o partido e se filiou ao Democratas em 2019. Em abril deste ano, ele trocou o DEM pelo PSL.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias