×

Amazonas | Governador Wilson Lima (AM), passa a ser réu pelo STJ em denúncia de desvio de respiradores

segunda-feira 20 de setembro de 2021 | Edição do dia

https://g1.globo.com/am/amazonas/no...Na noite desta segunda (20), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por unanimidade a denúncia do Ministério Público de que o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) é suspeito de integrar um suposto esquema de desvio de recursos públicos na compra de respiradores destinados ao tratamento dos pacientes com Covid. Dessa forma o governador passa a ser réu do caso.

A denúncia apresentada em abril pela Procuradoria-Geral da República (PGR) menciona Lima e outros 15 acusados. A PGR afirma que o esquema custou mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos. A próxima etapa do caso são os depoimentos de testemunhas e a coleta de provas. Depois dessa fase, haverá o julgamento, que determinará se os acusados serão condenados ou absolvidos.

O estado do Amazonas e a capital Manaus, foi de longe o que mais sofreu com a crise sanitária. Tendo dois momentos onde o sistema de saúde colapsou totalmente, sem ter vagas nos leitos de UTI, e com cenas de corpos ensacados nos corredores ao lado de pacientes. No início de 2021 também presencial a crise dos cilindros de oxigênio, onde faltou totalmente oxigênios na capital do estado, o que levou a morte de dezenas de pacientes, não só de covid, mas também de outras doenças. Um caso totalmente absurdo e repugnante, de total responsabilidade do governo do estado, mas também do governo Bolsonaro e o então ministro da Saúde, o general Pazuello, que não fizeram nada para impedir com que essa fatalidade chegasse.

Relembre: “Por mim, só comprava saco preto”, disse Pazuello à sua ex sobre a crise de oxigênio em Manaus

Wilson Lima era aliado de Bolsonaro (o presidente já foi filiado ao mesmo partido) até o início da pandemia. Sua política bolsonarista e predatória aos serviços públicos precarizou ainda mais o sistema de saúde do estado, que até a pandemia só tinha leitos de UTI somente na capital, o que permitiu que a situação fosse mais aguda, resultando em milhares de mortes por todo o estado.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias