×

Autoritarismo judiciário | Golpista em 2016, Alexandre de Moraes assume presidência do TSE

Nesta terça-feira (16), o ministro do STF Alexandre de Moraes assume a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Moraes, membro do STF golpista, foi responsável por perseguir o PCO e é conhecido como "Pitbull" da PM por ter sancionado todas as arbitrariedades da Polícia Militar em São Paulo. Zero confiança nessa figura esdrúxula e golpista!

terça-feira 16 de agosto de 2022 | Edição do dia

A cerimônia deve marcar o primeiro encontro do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha ao Palácio do Planalto.

Cerca de 2.000 autoridades receberam os convites para a posse de Moraes, incluindo ex-presidentes da República e parlamentares.

O TSE não divulgou a lista de confirmados, mas são esperados mais de 20 governadores no evento.

A cerimônia também deve marcar o reencontro da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e do golpista Michel Temer (MDB), vice na chapa da petista que se tornou chefe do Executivo após liderar articulações pelo golpe em 2016.

Além de passar a comandar a corte eleitoral, a relevância de Moraes aumenta ainda mais por ele ter nas mãos as relatorias de investigações no STF (Supremo Tribunal Federal) que atingem Bolsonaro e aliados.

Entre eles, o inquérito das milícias digitais, tido como anteparo contra possíveis investidas golpistas de Bolsonaro.

Dentro dessa apuração, o ministro já determinou a prisão de Roberto Jefferson (PTB), apoiador do presidente, e também levou à cadeia um homem que estimulou ataques a políticos de esquerda e às instituições.

A aposta no TSE é que Moraes tentará se colocar como o ministro mais influente do colegiado.

Assim, apesar de a corte ter outros seis integrantes titulares e sete substitutos, ele deverá atuar para que suas opiniões prevaleçam no tribunal —caso isso não ocorra via ordem individual de algum magistrado, Moraes deverá articular para revertê-la no plenário.

Mostrando todo o seu caráter reacionário, Moraes foi responsável por arbitrariamente acusar o partido PCO(Partido da Causa Operária) de ter usado o fundo partidário para “atacar as instituições eleitorais e a legitimidade das Eleições de 2022, com o potencial de tumultuar e desacreditar a integridade do processo eleitoral.”

Moraes também determinou o bloqueio dos perfis do partido e mandou Rui Costa Pimenta, presidente da legenda, prestar depoimento.

O inquérito das fake news, que supostamente investigaria expoentes do bolsonarismo por ataques ao STF, mostrou que mantinha sua mira ativa às organizações de esquerda, como no caso do PCO.

Moraes também é parte do golpista STF que teve papel central na manipulação das eleições de 2018, como parte da continuação do golpe institucional da 2016 e da prisão arbitrária de Lula "com Supremo, com tudo". Sendo consequente com seu caráter autoritário e golpista, o STF aponta suas armas contra a esquerda. É por isso que, para enfrentar o bolsonarismo e a extrema-direita, não podemos depositar nenhuma confiança em nenhuma das instituições desse regime degradado, inimigos declarados da esquerda e da classe trabalhadora e povo pobre.

Nem Alexandre de Moraes, nem o STF e nem o TSE são alternativas para combater a extrema-direita, para isso é necessário que os trabalhadores, mulheres, indígenas, negras e negros façam sua voz ser ouvida.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias