×

VÍDEO | Giro Internacional: o outubro de greves nos EUA

Foram cerca de 100 mil operários em greve simultânea nos EUA no último mês, o que ficou conhecido como Striketober - outubro de greves. A recomposição do movimento operário, a ação da burocracia e do Partido Democrata para desviar essa luta, são alguns dos temas debatidos por Caio Reis e Marie Castañeda neste Giro Internacional.

quinta-feira 4 de novembro de 2021 | Edição do dia

No coração da principal potência imperialista internacional, está ocorrendo o chamado “striketober” - ou outubro de greves. São 10 mil trabalhadores da John Deere, duas mil trabalhadoras hospitalares em Nova Iorque; 1400 trabalhadores dos sucrilhos Kellogs; 450 metalúrgicos em West Virginia e 2 mil trabalhadores das telecomunicações da Califórnia. Já estavam em greve mil mineiros do Alabama, 700 enfermeiras do Massachusetts, 400 produtores de whiskey do Kentucky, 200 rodoviários de Nevada, 2 mil marceneiros de Washington, 600 operários da Frito-Lay e mil da Nabisco. E não para por aí, porque 24 mil trabalhadoras da saúde da KAISER, diversos sindicatos de trabalhadores das universidades e mais de 60 mil trabalhadores dos estúdios cinematográficos e televisivos de Hollywood também já se preparam para entrar em greve. São pelo menos 100 mil trabalhadores em greve simultaneamente.

E o apoio da população é massivo, além de um massivo movimento de apoio à sindicalização que, segundo pesquisa da Gallup, 68%, chegando a 78% na juventude, a maior taxa desde 1965! É uma importante recomposição do movimento operário após décadas de refluxo e profundos ataques às organizações dos trabalhadores. Mas é essa potente força que os Democratas com Biden e a burocracia sindical da AFL-CIO querem desviar.

Esses são alguns dos temas debatidos por Caio Reis e Marie Castañeda. Confira tudo isso e mais no novo episódio disponível no canal do Esquerda Diário no Youtube, a mídia independente e anticapitalista que coloca a luta de classes na sua mão!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias