Mundo Operário

LUTO

Giba presente: organizações de esquerda, sindicatos e movimentos sociais fazem condolências ao companheiro do PSTU-MG

É com pesar que expressamos o falecimento do companheiro Giba, Gilberto Antônio Gomes, militante do PSTU.

terça-feira 20 de abril| Edição do dia

Giba era metalúrgico aposentado, e ainda jovem iniciou sua militância no movimento operário, participando das greves de 1979 em BH e Contagem. Foi diretor do sindicato de metalúrgicos de BH-Contagem e da direção estadual da CSP-Conlutas/MG. Organizações de esquerda e sindicatos prestaram sua homenagem e solidariedade aos familiares e amigos de Giba e aos militantes do PSTU, que reproduzimos a seguir.

PSOL Minas Gerais

"É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento de Gilberto Gomes, na manhã desta segunda,19. Nos despedimos do companheiro Giba, militante do PSTU e dirigente da CSP-Conlutas que foi um importantíssimo dirigente sindical que travou muitas lutas em defesa dos trabalhadores e do socialismo. O PSOL Minas se solidariza com a dor dos familiares, amigos e companheiros de luta e que sua memória se transforme em luta! Giba, presente!"

Movimento Revolucionário dos Trabalhadores - MG

"Com pesar que recebemos a notícia triste do falecimento do companheiro Giba, Gilberto Gomes. E transmitimos nossos sentimentos aos amigos e familiares e aos militantes do PSTU e da CSP-Conlutas, organizações pelas quais Giba dedicava sua militância, iniciada ainda jovem através das greves de trabalhadores metalúrgicos de Minas Gerais e da Convergência Socialista. Força a todos companheiros pela perda. Giba, presente!"

Intersindical - Central da Classe Trabalhadora

"Companheiro Giba! Presente! É com imenso pesar que a Intersindical - Central da Classe Trabalhadora e as Brigadas Populares recebem a notícia da passagem do companheiro e líder sindical Gilberto Antônio Gomes, conhecido entre a militância pelo apelido de Giba. Giba faleceu na manhã desta segunda-feira (19/04), após ser intubado na UPA de Ibirité (MG). No laudo foi apontado insuficiência respiratória grave, parada cardiorrespiratória e hipoglicemia não especificada, mas há suspeita de que a morte tenha sido em decorrência da Covid-19. Giba era um homem negro, trabalhador, operário, e um incansável socialista. Foi dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de BH e Contagem, da Federação Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais, e da Executiva estadual e nacional da CSP CONLUTAS. Que possamos transformar a saudade em motivação para seguir lutando pelo mundo que Giba acreditava e sonhava. Às e aos companheiros de militância, amigos(as) e familiares, nossos mais sinceros sentimentos. GIBA PRESENTE!"

Luta Popular Minas Gerais

"O Luta Popular Minas Gerais demonstra seu imenso pesar pelo falecimento do companheiro Gilberto Gomes, o Giba. Dirigente da CSPCONLUTAS e militante do PSTU, Giba era metalúrgico e um dedicado lutador contra toda forma de opressão e de exploração. Foi um Guerreiro e um grande aliado na Luta por moradia e em especial do Luta Popular. Nossa homenagem ao camarada é a certeza de que não mancharemos seu legado, não desistiremos da Luta"

Sindicato dos Metalúrgicos de BH, Contagem e região

"Foi com imenso pesar que recebemos o comunicado sobre a morte do companheiro e líder sindical Gilberto Gomes, o querido Giba. Giba faleceu na manhã desta segunda-feira, 19, em Ibirité. Durante sua trajetória, dirigiu o Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem, a Federação Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais e integrou a Executiva Nacional e Estadual da CSP-Conlutas. Aos familiares, amigos e companheiros de luta, nossa solidariedade.
Giba, presente! Agora e sempre!"

Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania - BH, MG

"TRIBUTO AO COMPANHEIRO GILBERTO ANTÔNIO GOMES (1957 – 2021)
Lamentamos profundamente o falecimento do companheiro metalúrgico Gilberto Antônio Gomes, o Giba, no dia 19 de abril de 2021.
Giba lutou contra a ditadura militar (1964-1985) e atuou nas greves de ocupação da Belgo Mineira e da Mannesmann no final da década de 1980. Participou da fundação da Federação Sindical e Democrática dos Trabalhadores Metalúrgicos de Minas Gerais (FSDTM–MG), foi dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de BH-Contagem e da direção estadual da CSP-Conlutas/MG (Central Sindical e Popular). Quando jovem participou da Convergência Socialista e foi um dos fundadores do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). O companheiro Giba morreu em Ibirité/MG com insuficiência respiratória e parada cardíaca – não houve diagnóstico conclusivo. Não conseguiu vaga em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de nenhum hospital público ou privado. Foi mais uma vítima do colapso do sistema de saúde - colapso e morte a serem colocados na conta do governo genocida de Bolsonaro/Mourão/militares. Nosso forte abraço de solidariedade aos familiares, companheiras/os e camaradas de Gilberto Antônio Gomes (Giba). Companheiro Giba: presente, hoje e sempre!"

MST-MG lamenta morte de Giba, dirigente da CSP-Conlutas

"É com grande pesar que recebemos a notícia da partida de Gilberto Gomes, conhecido como Giba, que nos deixou na manhã desta segunda-feira, 19. Um incansável lutador, assim como o Movimento Sem Terra, por uma sociedade socialista, Giba foi um dirigente histórico dos trabalhadores metalúrgicos de Minas Gerais. Além disso, sabia o valor da solidariedade e a exercia na prática. Em diversos momentos esteve conosco nas trincheiras da luta pela terra, em especial diante do massacre de Felisburgo, onde sua dedicação por justiça foi fundamental pra condenação e prisão de Adriano Chafik. Neste momento, esperamos que a dor da sua partida se transforme em força e luta para que possamos seguir em nossa caminhada por uma sociedade mais justa e igualitária."




Tópicos relacionados

MRT   /    Minas Gerais   /    PSTU   /    PSOL   /    CSP-Conlutas   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar