×

DEMISSÕES EM CAMPINAS | Gevisa quer colocar 400 famílias nas ruas

Em reunião com o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e sob protesto dos trabalhadores, a empresa anunciou intenção de reduzir quadro pela metade.

quarta-feira 25 de janeiro de 2017 | Edição do dia

A patronal da Gevisa ameaça reduzir pela metade o efetivo da fábrica, que tem por volta de 800 trabalhadores. Após anunciar que daria licença remunerada, em reunião com o sindicato na segunda-feira, sob protesto dos trabalhadores, a empresa revela o plano de demitir massivamente. As demissões são parte de um plano de reestruturação, frente ao cenário econômico de crise que levou a queda de receita da empresa. Este cenário de desemprego se aprofunda na região de Campinas, ano passado a MABE foi ocupada após anunciar o fechamento das plantas, onde dois mil postos de trabalho foram perdidos e mesmo operários lesionados, que de acordo com a legislação deveriam ter estabilidade, foram demitidos.

No sistema capitalista são recorrentes as crises econômicas, geradas pela sua própria lógica interna. É uma forma anárquica de produção em que a competição entre os capitalistas leva a queda da taxa de lucro e nesses momentos, para sair da crise, os parasitas burgueses buscam de todas as formas descarrega-la nas costa dos explorados. Isso é feito tanto através da retirada de direitos, como tem sido os ataques do governo, com o golpista Temer a frente, quanto pelos ataques dos patrões em cada fábrica, aumentando a exploração e demitindo, e que junto com a burocracia encastelada nos sindicatos atam as mãos dos trabalhadores. Na prática deixam a burguesia com mais folga para demitir e aumentar a jornada de trabalho, acabar com a aposentadoria e levar até o limite a exploração, tudo para saciar a ganância dos capitalistas. Demissão significa trabalhador em situação de vida ou morte, com contas a pagar família a sustentar, com a fome rondando a sua casa, amargando no desemprego e na precarização da sua vida.

Nenhuma demissão! Força aos operários da Gevisa! A luta travada na Gevisa é uma luta de todos os trabalhadores!

É necessário cercar de solidariedade e transformar essa luta em uma batalha de todos os trabalhadores, fazer um plano com fundo de greve e ações para ganhar o apoio da população, e frente ao cenário de demissões temos que lutar pela redução da jornada de trabalho sem redução do salário, pauta histórica da nossa classe assim todos podem trabalhar.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias