×

EXÉRCITO | General é trocado de cargo após declarações contra o governo e homenagem a torturador

sexta-feira 30 de outubro de 2015 | 00:00

O Comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, decidiu tirar o general Antonio Hamilton Martins Mourão do comando Militar do Sul e transferi-lo para a Secretaria de Economia e Finanças do Exército, em Brasília. O general Mourão, assim, perde o poder de falar para tropa. Na troca, Mourão fica com o cargo do general Edson Leal Pujol, ex-comandante da MINUSTAH, que vai para seu lugar. A decisão foi tomada depois de reunião do alto comando do Exército em Brasília, nesta semana.

A mudança foi em virtude das declarações dadas por ele em fala a oficiais da reserva, quando fez críticas à classe política e convocou os presentes para "o despertar de uma luta patriótica".

A fala do general foi questionada nesta quinta-feira, 29, pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores, que questionou o ministro da Defesa, Aldo Rebelo (PCdoB), sobre a fala do general, que teria dito que "ainda tínhamos muitos inimigos internos, mas que eles se enganavam achando que os militares estavam desprevenidos" e que teria feito uma provocação, incitando os militares ao dizer: "eles que venham!".

Além das declarações, O Comando Militar do Sul fez uma homenagem póstuma ao coronel Brilhante Ustra, questionado pela Comissão da Verdade como torturador durante o regime militar e que faleceu recentemente, sem nunca ter sido punido por seus crimes. O Comando do Sul chegou a expedir convite para a cerimônia.

Esta postura do general Mourão acrescenta um ingrediente à crise política que o governo Dilma já vive. O Planalto havia deixado este assunto à cargo da Defesa porque não quer trazer mais esta questão para dentro do palácio.

Apesar de algum exagero da mídia, que noticia a “demissão” do general que fez críticas ao governo, sugerindo um grande conflito do governo e do ministro da defesa com os militares, algo que poderia se esperar de um governo de esquerda que sempre se colocou como herdeiro da luta contra a ditadura, o que prevalece é a lógica da impunidade. O que salta aos olhos nessa notícia é que um general se sente perfeitamente a vontade para homenagear um notório torturador – que viveu tranquilamente sua vida toda sem nunca ter sido punido – e falar abertamente em “luta patriótica”, remetendo a ideologia da ditadura militar, e o máximo que acontece é ser trocado de cargo, permanecendo em um importante posto de alto escalão do exército, só que de boca fechada, pra causar menos polêmicas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias