×

Todo apoio! | Garis seguem em greve em defesa de seus direitos e se enfrentando com os ataques de Paes

No terceiro dia de sua greve, os garis em luta num grande ato em frente ao TRT rejeitaram a proposta feita pela Comlurb, por Paes e pelo Judiciário e decidiram a continuidade de sua greve. A proposta apresentada foi de 6% agora, 2% em agosto, 3% no ticket alimentação, insalubridade Apa’s 20% a partir de janeiro deste ano, ajuste de pccs, dias parados compensado para não ser falta e nenhuma retaliação.

quarta-feira 30 de março de 2022 | Edição do dia

A luta da Comlurb se enfrenta com ataques de Eduardo Paes e da Rede Globo, que hoje tentam criminalizar a categoria inclusive mostrando seu racismo chamando a categoria de "marginais" e "traficantes". Essa categoria é de maioria negra e de mulheres negras. Também atacou ativistas da categoria e a Esquerda. É preciso repudiar ativamente a criminalização dos garis e do ativismo na categoria.

Criminosas são as perdas salariais dos garis e também de toda classe trabalhadora brasileira. A perda salarial dos garis é de 20%, fruto da política de Paes e da direção da Comlurb com a inflação galopante. Enquanto o prefeito fala que está sem dinheiro, contrata empresa para furar a greve por 7 milhões de reais, também não faltam centenas de milhões para obras do BRT.

A votação da continuidade da greve, feita pelos trabalhadores em ato, não teve nenhum posicionamento do sindicato, horas depois o sindicato publicou em suas redes sociais falando que convocará uma assembleia para encerrar a greve. O sindicato burocrático e dirigido pela UGT deixa clara sua política a favor da direção da Comlurb e de Eduardo Paes, trabalhando ativamente para que os garis aceitem essa proposta miserável. É ainda mais crucial que a categoria confie em suas próprias forças, se organizando pela base, coordenando os setores e exigindo assembleias democráticas, além de procurar massificar a adesão aos atos e a sua greve e buscar o apoio da população.

Se os garis vencem, cada trabalhador no Rio vai se sentir mais fortalecido a lutar contra os patrões e os governos, nesse sentido toda a esquerda que se declara classista e socialista apoie essa luta.

Chamamos toda a esquerda, os sindicatos a apoiar ativamente essa greve. Nós do Esquerda Diário e Faísca Revolucionária, estamos presentes em cada ação dessa greve.

Quer denunciar? Mande seu relato para +55 21980035225 E siga o Esquerda Diário nas redes e plataformas de streaming!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias