×

8M MUNDO | França 8M: trabalhadoras e estudantes marcham em Paris

domingo 8 de março de 2020 | Edição do dia

Este 8M se dá em um contexto de fortes tensões sociais e rechaço contra o presidente Emmanuel Macron e o decreto autoritário para impor a reforma da previdência. Ainda que a greve do transporte público e dos ferroviários terminasse em janeiro, seguem os protestos contra o governo. A 5 de março houve um protesto massivo e autoorganizado de universidades e laboratórios de investigação. A 14 de março haverá uma grande mobilização dos Coletes Amarelos em Paris.

Na noite prévia ao 8M, realizou-se a tradicional marcha feminista e foi fortemente reprimida pela polícia, com golpes e prisões. As imagens de violência se difundiram massivamente pelas redes sociais.

A marcha do 8M em Paris reuniu milhares de pessoas, o rechaço à reforma da previdência e do artigo 49.3 (que permite que Marcon passe por decreto o ataque às aposentadorias, sem debate parlamentar). A coluna do Du Pain et des Roses (Pão e Rosas) participou da mobilização encabeçada por trabalhadoras que participaram na greve contra a reforma da previdência de Macron. A agrupação destacou as lutas das mulheres no mundo todo, especialmente das grevistas do transportes, das refinarias, das fábricas que se enfrentaram contra o governo francês por mais de dois meses.

Também em Bordeaux a coluna do Pão e Rosas esteve presente:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias