×

CINEMA | Filme "Snowden" de Oliver Stone denuncia as espionagens digitais dos EUA

"Snowden - Herói ou Traidor" é um dos filmes mais políticos de 2016

sexta-feira 23 de dezembro de 2016 | Edição do dia

Fonte: https://goo.gl/M04Xas

O filme é dirigido por Oliver Stone, cineasta reconhecido por se posicionar sempre crítico ao sistema político e imperialista dos EUA, e foi responsável por grandes obras como "Wall Street", "Nascido em 4 de julho", "JFK", "Platoon", entre outros.
Dessa vez ele retorna ao cinema com "Snowden - Herói ou Traidor" para retratar as espionagens digitais feitas pelos sistemas de segurança e inteligência dos EUA que infringem nossas liberdades individuais, bem como a vigilância dos sistemas com a intenção de controle econômico e social por parte do governo dos EUA, como por exemplo as investigações da Petrobrás no Brasil.
Esse contexto é vivenciado pelo ex funcionário da CIA e da NSA Edward Snowden, que por fim resolve tornar pública diversas informações a respeito e configura um grande choque de realidade para o mundo, que nos faz até relembrar as teletelas de George Orwell de "1984".

Fonte: https://goo.gl/OqVxZx

A cinebiografia explora a vida de Snowden desde seu trabalho na NSA e algumas de suas descobertas confidenciais, a relação com sua companheira e o momento de encontro com os primeiros jornalistas a compartilhar as informações, Glenn Greenwald (Zachary Quinto) e Ewen MacAskill (Tom Wilkinson), além da entrevista com Laura Poitras (Melissa Leo) vista mais especificamente no documentário “Citizenfour”, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2015.
O filme peca por sua estrutura "hollywoodiana" em explorar a vida pessoal do personagem e não se aprofundar densamente nos casos descobertos, além de torna-lo bastante heróico de forma patriótica. No entanto, vale a pena assistir e refletir sobre como o sistema capitalista monopolista dos EUA é capaz de tudo para manter seu poder e nos vigiar de uma simples câmera de celular.

Assista o trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=0105x3llAcA

Assista a entrevista com Oliver Stone feita no Brasil realizada pela UOU falando um pouco sobre o filme e reconhecendo a legitimidade do golpe de Temer:
https://www.youtube.com/watch?v=MDn-ZNnmg8Y




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias