×

Nossa Classe Educação | Fernando Cássio e Marcella Campos fazem importante debate sobre o Novo Ensino Médio. Assista aqui

sexta-feira 17 de setembro de 2021 | Edição do dia

Na noite desta última quinta-feira, 16 de setembro, aconteceu pelo canal de YouTube do Esquerda Diário a conversa “Por que enfrentar a farsa do novo ensino médio?” com Fernando Cássio, professor da UFABC e doutor em Ciência pela USP, e Marcella Campos, professora da rede estadual de SP e diretora da Apeoesp pelo Movimento Nossa Classe Educação.

Com mais de 100 pessoas acompanhando ao vivo, Fernando Cássio conseguiu demonstrar com bastante precisão todas as grandes mentiras contadas pelos governos para implementar esse novo ensino médio, que não profissionaliza, não permite direito de escolha de itinerários formativos e aprofunda bastante o controle político e ideológico das escolas e professores, que serão ainda mais sobrecarregados.

Também foi marcante a participação de estudantes, que enviaram vídeos de saudação para a atividade e chamaram aos secundaristas a retomar o espírito das ocupações de escola de 2015 e 2016. Day Moreira, ex-secundarista indígena ocupante de escola, Sagui também ocupante de escola e hoje estudante de pedagogia da Unicamp e Noah estudante secundarista da Juventude Faísca, foram bastante saudados pelos professores e estudantes que assistiam, que reivindicaram muito o papel dos estudantes.

Marcella Campos abordou ao final a necessidade de que as escolas percebam sua força e se organizem, junto as comunidades escolares, para responder a este ataque à educação, que é intrinsecamente ligado com as demais reformas contra os trabalhadores já aprovadas desde o golpe de 2016. Também defendeu que a conversa importantíssima que foi feita servisse de ferramenta para os debates a serem feitos nas comunidades escolares.

Você pode assistir a live pelo YouTube do Esquerda Diário:

Após a atividade dezenas de professores enviaram seus comentários reivindicando a urgência e a importância do debate feito, e que de fato ajuda a munir aos educadores e estudantes nesse combate.

A professora Marcella Campos comentou ao Esquerda Diário: “Foi revigorante ver um debate tão importante como esse sendo feito com tanta seriedade e qualidade. O professor Fernando Cássio conseguiu transmitir muito bem os pontos mais críticos desse NEM. Além disso, ter visto tantos colegas educadores participando, se identificando e dando ideias também foi fundamental. Isso sem falar dos estudantes, como eu disse na live, são eles que nos fazem sorrir no chão da escola todos os dias. Enfim, o debate foi muito profundo e de fato serve como ferramenta de combate. Por isso, chamamos a quem não conseguiu ver ainda, assistir, curtir e compartilhar. É dessa forma, fomentando o debate e organizando nossas escolas que poderemos enfrentar o novo ensino médio, o NEM.”




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias