Sociedade

VACINA PARA TODOS JÁ

Falta vacina, sobra miséria! Com 63% das doses já aplicadas, apenas 8% é vacinado no Brasil

Após mais de dois meses, 6 em cada 10 doses de vacina já foram aplicadas e o número de brasileiros vacinados não chega nem a 10%.

quinta-feira 1º de abril| Edição do dia

Após resistir em comprar vacinas e com uma (des)campanha de vacinação totalmente aquém, o governo Bolsonaro não disponibiliza doses suficientes para a população. São apenas 17,6 milhões de vacinados em mais de dois meses, o que equivale a 8,32% da população. 63% das doses disponibilizadas foram utilizadas.

O novo ministro de Bolsonaro ainda afirma que só metade das vacinas anunciadas pelo governo para o mês de abril serão realmente distribuídas. Segundo cronograma anteriormente divulgado, seriam distribuídas mais de 47 milhões de doses nesse mês, o ministro prevê agora só 25 milhões.

35 milhões de doses foram enviadas aos estados, das quais 31,6 milhões já tinham sido repassadas aos municípios, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Cerca de 14 estados, das 27 unidades da federação, estão abaixo da média nacional de doses aplicadas.

Pode te interessar: Brasil bate novo recorde: 3.869 mortes e militares celebram o golpe de 1964

Os governos estaduais, o congresso e o STF, por sua vez, também nada fizeram para mudar esse cenário. Pelo contrário, mantiveram uma agenda de ataques no meio da pandemia com cortes e congelamento na saúde e educação, enquanto se unem com todo o regime propondo um auxílio de miséria.

Bolsonaro, enquanto um capacho do imperialismo, foi contra a quebra das patentes, mecanismo que permite aos grandes monopólios farmacêuticos obter lucros exorbitantes em cima da morte de milhões e que dá direito a essas empresas de condicionar a produção e aquisição das vacinas no mundo inteiro.

Leia também: Entre recordes de mortes por Covid, de desemprego e de ataques: só nossa classe pode impor uma saída de emergência

Dados de um levantamento do UOL




Tópicos relacionados

BolsonaroGenocida   /    Colapso da saúde   /    Quebra das patentes   /    Vacina   /    Vacinação   /    Ministro da Saúde   /    Desfinanciamento da saúde pública   /    Crise na Saúde   /    Educação   /    Sociedade

Comentários

Comentar