Ontem, estudantes da Unicamp se reuniram em assembleia para debater uma resposta contundente aos ataques de teor racista e nazista no Bar do Ademir da última sexta-feira, em particular com o ato que será neste 13 de Maio, com concentração na Unicamp às 15h30. Sobre a posição da Faísca Revolucionária (...)
Veja declaração de Juliana Begiato, coordenadora do CACH-Unicamp, e Victoria Gordon, estudante de Pedagogia, ambas militantes da Faísca Revolucionária.
Ao longo da última semana foram encontradas no IFCH – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, pichações com símbolos neonazistas e uma frase aclamando a ditadura de 1964, chamando-a de revolução. Os estudantes repudiaram a (...)
Venha participar da atividade da Faísca e independentes para formação de chapa pro CACH - centro acadêmico da Ciência Sociais e História da Unicamp, nessa quinta-feira (28) às 17h, via Meet.
Nesta terça, 28, o Conselho Universitário da Unicamp, depois de conceder uma honraria por 48 anos ao ditador Jarbas Passarinho, um dos proponentes do AI-5, e de já ter negado o pedido para a revogação em 2014, decidiu pela retirada do título. É preciso varrer toda herança da ditadura da (...)
Está em andamento o processo de inscrição de chapa para o DCE da Unicamp e nós da juventude Faísca - Anticapitalista e Revolucionária fazemos um chamado às organizações de esquerda, principalmente às que construíram o Comitê de Apoio à greve da MRV, e aos estudantes a uma plenária aberta para debatermos a (...)
Entenda o que é o Comitê da Unicamp em apoio à greve dos mais de 700 trabalhadores da MRV em Campinas e Santa Barbara D'Oeste.
Na última quarta-feira (16) a Congregação da FE- Unicamp votou favorável à entrada do Instituto Iungo na faculdade.
Com o aprofundamento da crise sanitária que assola o país há mais de cinco meses, e que se combina a uma forte crise econômica e social, aumentam os ataques aos trabalhadores que vivem entre o medo de contágio da COVID-19, o desemprego, a miséria e a fome. Nesse cenário, trabalhadores terceirizados (...)
O Brasil de Bolsonaro é o país em que mais morrem profissionais da saúde por Covid-19 e onde mais de 7,8 milhões de postos de trabalho foram perdidos na pandemia. Na Unicamp, o descaso dos governos e da reitoria já custou a vida de dois trabalhadores do Hospital das Clínicas, Luci e Fábio, ambos (...)
Fazemos um chamado ao DCE da Unicamp e a todos os CAs para que impulsionem de muitas formas, com moções de apoio, chamando ao boicote no 1 de julho, com campanha de fotos e twittaços, esse dia de paralisação.
Sem condições adequadas de trabalho, com cargas de trabalho extensas e ausência de EPI's, somam-se mais de 83 mil infectados e mais de 170 mortes de profissionais da saúde pelo covid-19 no Brasil, se tornando o país onde os profissionais de saúde mais morrem pelo novo coronavírus no mundo. Veja (...)
No marco da fúria negra internacional, em sessão do antidemocrático Conselho Universitário da Unicamp foi aprovada a política de cotas étnico-raciais para ingresso nos colégios técnicos, COTIL e COTUCA, demanda histórica do movimento estudantil secundarista e negro, após anos de resistência da (...)
Frente ao caso confirmado de COVID-19 na moradia estudantil da Unicamp, que sabemos que pode ser ainda mais já que não há testes massivos, apresentamos esse plano de emergência e combate a COVID-19.
Na Unicamp, centenas de testes para diagnóstico do Coronavírus são produzidos semanalmente e estão em processo de averiguação sobre sua eficácia.
A reitoria da Unicamp estabeleceu ontem, 24, um novo calendário acadêmico que institui aulas à distância de forma a normalizar a situação da universidade em meio à crise do Coronavírus. Na medida, a reitoria obriga estudantes bolsistas, que necessitam de auxílio financeiro para sobreviver, a fazerem (...)
Nesta quinta-feira, 12, foi divulgado pelo site oficial da Unicamp que as aulas da universidade serão suspensas por duas semanas devido ao Coronavírus. Foi notificado que apenas “atividades essenciais” serão mantidas. É necessário exigir que trabalhadores terceirizados também sejam liberados de suas (...)