×
terça-feira 8 de setembro de 2015 | 02:00

O comunicado de greve por tempo indeterminado foi protocolado na sede da Petrobras na sexta-feira. De acordo com o Rangel, até esta segunda-feira, a companhia não respondeu ao pedido de reunião para definir com a FUP cotas mínimas de produção e efetivo trabalhando.

"Temos a informação de que a empresa colocou equipes de contingência em plataformas e refinarias, o que descumpre a legislação de greve", afirmou Rangel.

Embora a data-base de negociação salarial dos petroleiros da Petrobras seja neste mês, a movimento de greve da FUP não trata de reajustes dos salários. As principais reivindicações são a suspensão do plano de venda de ativos da empresa e a melhoria no controle da segurança do trabalho.

O plano de negócios da Petrobras para o período de 2015 a 2019 prevê a venda de ativos no valor de US$ 57,7 bilhões. Sobre a segurança no trabalho, Rangel destacou que houve 16 mortes neste ano em todas as operações da petroleira. "Cobramos um setor de segurança que tenha autonomia de ação", disse o coordenador da FUP.

O clima entre a direção da Petrobras e os sindicalistas esquentou nas últimas semanas, após a empresa anunciar o plano de cortar despesas, que podem somar US$ 12 bilhões até 2019, como revelou o Broadcast. A relação entre empresas e sindicalistas piorou ainda mais depois de uma reunião em que executivos da área de recursos humanos informaram que as negociações salariais a partir de agora serão fragmentadas por subsidiária, e não ocorrerão mais para todo o grupo Petrobras.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias