×

Varrendo para baixo do tapete | Exército esconde processo de Pazuello impondo sigilo de 100 anos

Com sigilo de 100 anos, Exército impõe mais um grau de acobertamento da conduta de Pazuello, cuja participação em ato político pró-Bolsonaro implicou em processo administrativo já arquivado.

segunda-feira 7 de junho de 2021 | Edição do dia

Foto: Jorge Hely / Estadão Conteúdo

Em resposta ao pedido formulado pelo jornal O Globo, que solicitou acesso ao conteúdo do processo administrativo (já arquivado) contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello por ter participado de manifestações pró-Bolsonaro, o Exército informou que o processo está sob sigilo de 100 anos.

O Exército alega que há informações de caráter pessoal no processo e negou o acesso apoiando-se na Lei de Acesso à Informação, que garante nessas situações o sigilo de 100 anos. Em outros casos semelhantes, a CGU determinou a abertura de acesso aos autos, considerando que o sigilo seria garantido enquanto a apuração estivesse em curso.

Porém, como a imposição desse sigilo bem mostra, a justiça militar, uma instituição que deveria ter sido extinta no Brasil, é um dos mecanismos de garantia da impunidade aos militares.

Veja também:
O lugar dos militares no regime por trás do “perdão” a Pazuello




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias