×

Estudantes mostram sua força em grande ato das escolas ocupadas do RS

Nesta segunda-feira, 06 de junho, a força das ocupações de escolas que tomaram o RS foi às ruas, com apoio de professores e estudantes universitários.

terça-feira 7 de junho de 2016 | Edição do dia

A manifestação foi chamada pelo Comitê das Escolas Ocupadas Independentes, formado pelas ocupações do Julinho, Padre Réus, Instituto de Educação, Presidente Roosevelt, Santos Dumond, e Inácio Montanha. Por volta das 15h30 os estudantes se concentravam na Esquina Democrática, denunciando o descaso do governo Sartori e o sucateamento da educação pública.

"Educação precarizada, nossa resposta é escola ocupada!"

Com cartazes contra a PL 44/2014 e contra a precarização da educação, cerca de 1000 estudantes, professores e apoiadores foram até o Palácio Piratini, onde queimaram um boneco simbolizando o governador Sartori. Os estudantes cantavam "Sartori, safado!" seguido de "UMESPA, safada!" em alusão à entidade que vem dirigindo um tanto burocraticamente algumas ocupações. Ainda que a UMESPA estivesse no ato, uma grande parte dos estudantes já enxerga os problemas dessa entidade.

"Sartori mãos de tesoura, pague o salário da minha professora!" cantavam os estudantes em apoio à greve dos professores, que vem sofrendo com salários parcelados e outros ataques do governo. Também em apoio e unidade com os professores, a palavra de ordem: "A nossa luta unificou, é estudante, funcionário e professor!" ecoava pela Praça da Matriz.

O ato foi até a Secretaria de Educação, onde os estudantes tentavam negociar uma reunião entre representantes das escolas e governo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias