×

PARALISAÇÃO UNESP FRANCA | Estudantes da Unesp de Franca paralisam as aulas por R.U.e permanência do cursinho

Novamente estudantes da Unesp de Franca deliberam pela paralisação das atividades acadêmicas na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Em assembleia geral estudantil realizada na semana passada, os estudantes deliberaram pela paralisação com cadeiraço nas salas. As pautas são referentes ao Restaurante Universitário e ao Cursinho popular.

terça-feira 28 de julho de 2015 | 14:48

Em meio à “crise orçamentária”e aos cortes seletivos direcionados às unidades, os principais polos afetados tem sido os que tocam diretamente aos trabalhadores, estudantes e a comunidade, através do congelamento das contratações, arrocho salarial, políticas de permanência estudantil que não acompanham a demanda e o aumento do número de alunos cotistas, e dos cortes de verba para os projetos de extensão.

O cursinho SEU de Franca, que atende 280 estudantes da cidade, assim como os outros cursinhos da Unesp, além de ter recebido corte de bolsas, corte de verbas para material didático e materiais básicos de papelaria, está sendo ameaçado de despejo e, consequentemente, corre o risco de não continuar existindo.

O desmonte dos cursinhos já vem desde o início de 2014 e continua desde então, quando sofreram expressivos cortes de bolsas (ocursinho CAUM de Marília, por exemplo, teve o total de bolsas reduzidas de 23 para 14 e, nesse ano, para 12). Situação semelhante ocorre com os Restaurantes Universitários. Em Franca, a partir do mês de agosto as refeições passarão de R$R3,00 para R$4,00, sem haver contratação de funcionários, aumento do número de refeições, nada. Em Jaboticabal o R.U. foi fechado para o jantar. Em Marília devido a problemas de saúde, sobrecarga de trabalhos e consequente afastamentos de funcionários, o RU também está fechado durante a janta. Em Araraquara as obras de reforma ficaram paradas após a empresa que ganhou a licitação falir e deixar os trabalhadores sem salário, e por aí vai.

Diante de todo esse cenário, os estudantes de Franca dão exemplo para o movimento estudantil estadual da Unesp e fazem a segunda paralisação no ano (a primeira ocorreu no dia 20 de maio). Durante o dia de paralisação haverá Grupos de Discussão sobre a luta do Cursinho Popular, a democratização do acesso ao R.U. como garantia de permanência e ainda Grupo de Discussão sobre opressões dentro do movimento estudantil, importante iniciativa no sentido de tornar orgânico o combate ao machismo, racismo e LGBTfobia no cotidiano e lutas do movimento estudantil.
Mais informações


Temas

UNESP    Juventude



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias