×

ESTADO ESPANHOL | Estado Espanhol: mobilização contra os (velhos) novos modelos de exploração do trabalho

Em 14 de dezembro, o sindicato CGT convoca um ato de protesto em Madri para denunciar "os novos modelos de exploração trabalhista". A luta contra a precariedade do trabalho e a divisão da classe trabalhadora, uma tarefa estratégica.

Diego LotitoMadri | @diegolotito

sexta-feira 14 de dezembro de 2018 | Edição do dia

O Estado Espanhol está à frente das cifras europeias de pobreza e precariedade. É o produto das ofensiva geral contra as condições materiais de vida da classe trabalhadora exibida durante a fase neoliberal e, após a eclosão da crise capitalista em 2008, a imposição de ajustes anti-operários e mecanismos de precarização no trabalho que hoje são base da chamada "recuperação". Um processo de brutal regressão de direitos sofridos por nossa classe, na qual o programa "menor pior", apoiado pelas lideranças burocráticas dos sindicatos majoritários, tem sido cúmplice necessário.

Nesta realidade tem se integrado novas plataformas do chamado "capitalismo colaborativo" nos últimos anos. Um fenômeno que, como a publicação da última edição do Rojo e Negro - Jornal da CGT – diz: "procura dar um novo toque para a instabilidade sistêmica que foi instalada no mundo do trabalho neste país."

Amazon, Glover, Deliveroo, Airbnb, Uber ou Cabify no mundo dos "apps", mas as empresas também mais velhas como Inditex e Carrefour, competem pelas primeiras posições em inovação, quando super-exploraram a nossa classe, sonegam impostos e impõe condições de trabalho de semi-escravidão. O capitalismo de plataforma olha com nostalgia as relações de trabalho do século XIX e tenta imitá-las e, em grande medida, consegue. Mas ele também encontra resistência.

O conto do "capitalismo colaborativo"

Uma das razões para a rápida expansão dessas plataformas é o crescimento sideral dos usuários de dispositivos móveis. Em geral, eles se definem como parte da "economia colaborativa". Sua função é "conectar os usuários" para ser "mediadores" na relação social entre pessoas, segundo uma estratégia de marketing inteligente pela qual parece que a economia de "acesso" estaria substituindo a economia de "propriedade".

Como Josefina Martinez afirma em “Uberización y explotación”, a verdadeira face do capitalismo "colaborativo", a ideologia que acompanha esta "nova forma de economia" veste-se "colaboração" como se permitisse uma relação livre entre os serviços e necessidades, sem mediação de capital. O "sharewashing" [cara lavada com a ideia de "partilha"] é a nova prática de muitas empresas, uma continuação de "greenwashing" [empresas usando o cuidado ambiental discurso "verde"] ou "pinkwashing" [empresas que usam referências gay para vender mais]. Dessa forma, práticas comerciais como vender, comprar ou alugar são transformadas em "compartilhamento".

Por trás do negócio capitalista "colaborativo" maior sucesso "se encontra o capital financeiro mais concentrado e a exploração capitalista mais crua, com a consequente eliminação dos direitos trabalhistas e do capital financeiro mais precária".

É o caso da Uber, empresa avaliada em 70 bilhões de dólares. Seu CEO até muito recentemente, o bilionário Travis Kalanick, tem uma fortuna pessoal estimada em nada menos que 6,3 bilhões de dólares. O segredo do seu sucesso? violação generalizada dos direitos trabalhistas dos motoristas, e se livrar de todos os tipos de custos de trabalho, tais como a segurança social, férias, seguro de saúde, etc.

Ou Jeff Bezos, dono da Amazon, que substituiu Bill Gates como o homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em 130 bilhões de dólares. Ou seja, o capitalista mais rico da história ... e "o pior empregador no mundo" de acordo com membros da Confederação Sindical Internacional (CSI).

Desde modo, o império da Amazon é baseado em uma imensa rede de precariedade do trabalho e evasão fiscal em escala planetária. "Atrás do ’inovadora’ narrativa da Amazon", diz Josefina Martínez, "encontramos uma mais parecida com a exploração do trabalho do século XIX, com milhares de trabalhadores pobres em lojas de departamento em países ao redor do mundo."

No livro “Os donos da Internet”, a cientista política argentina Natalia Zuazo adverte que as empresas de plataformas estão longe de serem "economias colaborativas". Pelo contrário, são "empresas tradicionais que usam a Internet para mediar e extrair os lucros de muitos indivíduos conectados". Portanto denominar de "parceria social" para o que essas empresas fazem é "um eufemismo mediado pela tecnologia para algo que já sabíamos: trabalhar duro para que os outros ganhem."

Velhas e novas formas de exploração capitalista, o mesmo conteúdo

O capitalismo de plataforma tem uma característica fundamental: não pode ser separado da massificação do acesso à Internet, computadores e dispositivos móveis nos últimos anos. Nesta realidade, essas empresas se vêem como parte do "futuro" e do "novo".

No entanto, como podemos ver em conflitos com os trabalhadores da Amazon, ou a luta dos "pilotos" da Glover e Deliveroo, quando se baixamos da nuvem para a realidade material, nota-se que a lógica que os governa é maximizar ganhos e precarizar o trabalho ao extremo.

Em uma nota publicada recentemente no Público.es para disseminar a concentração deste próxima 14D em Madrid contra "os novos modelos de exploração do trabalho", Julio Fuentes (CGT) e Victor de la Fuente (Anticapitalistas), argumentam que "infelizmente, as grandes empresas na economia colaborativa estão servindo como inspiração para os empregadores como um todo começarem a adotar sistematicamente os mesmos princípios e estratégias: a temporalidade selvagem, subcontratos, ETT’s, o falso trabalho autônomo, jornadas de maratona e salários de miséria são o pão de cada dia."

É verdade que o capitalismo de plataforma nutre ideias "inovadoras" para o conjunto dos empregadores para explorar mais e melhor a nossa classe. Mas, estritamente falando, é necessário salientar que muitas dessas condições de trabalho precário já existiam muito antes que os calhordas do Uber, Amazon ou Deliveroo se tornassem multimilionários à custa do trabalho de outros.

Tabelas salariais "b", fraude de contratos temporários (que atualmente representam mais de 90% dos contratos assinados), ETT’s, falso trabalho autônomo, terceirização, turnos rotativos, contratados e subcontratados, bolsas de estudo e contratos de estagiário para a juventude, juntamente com a multiplicidade de mecanismos de trabalho precário, são a realidade de milhões de trabalhadores há décadas. A precariedade é o modelo de trabalho do capitalismo espanhol e, em termos gerais, do capitalismo em escala global.

Enfatizar esse elemento é fundamental para não correr o risco de "embelezar" as velhas formas de exploração capitalista. Uma tentação que vimos, por exemplo, no confronto entre taxistas e empresas como a Uber ou a Cabify. Nas greves de Madri e Barcelona, as associações de taxistas denunciaram a concorrência desleal e a falta de regulamentação para os motoristas da Uber e da Cabify. Muitos taxistas assalariados participaram dos protestos contra o Uber, pois com sua irrupção no mercado se impões piores condições de trabalho.

No entanto, esses protestos tiveram uma grande contradição: eles também foram conduzidos por proprietários de táxis que empregam funcionários em péssimas condições de trabalho (o dia útil médio é superior a 10 horas) e que se escondem na luta contra o Uber para justificar exploração do trabalho.

Existem até setores da extrema direita europeia, como Marine Le Pen, que demagogicamente falam contra a "uberização da economia", defendendo um modelo de capitalismo "nacional" e "regulado" para os franceses.

Portanto, o combate à uberização da economia deve enfatizar que os empreendedores "tradicionais" e "regulados" continuam a exercer, como sempre, uma intensa exploração e precarização de seus trabalhadores. E eles foram campeões em tornar o trabalho mais flexível e precário durante as últimas décadas.

Fratura social, resistência e organização

Contratação, subcontratação, terceirização e a multiplicidade de variantes de precarização do trabalho, são um dos pilares sobre os quais a ofensiva neoliberal se assentou sobre toda a classe trabalhadora ao longo dos últimos 30 ou 40 anos, impondo uma divisão nunca vista antes nas fileiras da nossa classe.

Nas últimas décadas, as relações de exploração capitalista se espalharam pelo mundo como nunca antes, abarcando as mais variadas atividades humanas. Atualmente, pela primeira vez na história, os trabalhadores assalariados, juntamente com os semiproletários, constituem a maioria da população mundial. Um crescimento que modificou a face da classe trabalhadora, com uma presença crescente do setor de serviços (incluindo transporte, logística e várias atividades que fazem a circulação do capital).

Mas o crescimento vertiginoso da classe trabalhadora foi acompanhado por uma fragmentação sociopolítica de suas fileiras de proporções históricas. Como explicou Emilio Albamonte e Matías Maiello no livro "Estratégia Socialista e Arte Militar" “o aprofundamento da divisão tradicional imposta pelo capital entre a classe operária dos países imperialistas e da periferia foi acompanhado por outras que deram lugar, em conjunto com a proliferação de desempregados permanentes, a emergência de ‘trabalhadores de segunda’ (contratados temporários, subcontratada por empresas ’terceirizadas’, trabalhadores sem contrato legal fora da convenção coletiva, ’sem papel’, ou diferentes combinações destes), que compõem quase metade da classe trabalhadora mundial; em contraste com o setor da classe trabalhadora ’registrada’ legalmente, sindicalizada com salários e condições de trabalho acima da média.” É nessa arena onde eles têm sido capazes de proliferar novas plataformas do chamado “capitalismo colaborativo”, impondo condições de trabalho próprias do século XIX.

O mais importante neste contexto, e apesar das "condições tão instáveis que tornam quase impossível para as pessoas a se organizarem para lutar contra esses abusos contínuos", como Julio Fuentes e Victor de la Fuente dizem, estas novas formas de exploração também estão gerando novas formas de resistência entre a classe trabalhadora:

Plataformas de luta entre trabalhadores Glover ou Deliveroo em vários países, sindicalização dos motoristas Uber e Cabify, greves de "falsos autônomos" como vimos com os técnicos da Movistar no Estado Espanhol, experiências que contribuem para outras lutas contra precariedade, como os trabalhadores que limpam os hotéis, Las Kellys. E isso também mostra a recuperação das tradições históricas de luta de nossa classe: as greves duras, os piquetes, as caixas de resistência, como mostram os corajosos companheiros da Amazon San Fernando.

Unir estas com as da classe trabalhadora como um todo, tanto nos setores "uberizados" quanto nos tradicionais, é um trabalho que tem grandes inimigos. Obviamente os patrões, mas fundamentalmente, as burocracias sindicais que colaboraram ativamente como agentes de capital com os quais se impôs a fratura que divide a classe trabalhadora.

Superar a divisão, unificar as fileiras da classe operária e conquistar as organizações sindicais democráticas e combativas é uma tarefa fundamental para confrontar as (antigas) novas formas de exploração; mas mais do que isso, é a tarefa estratégica do proletariado do século XXI confrontar o capital.

* * *

Este 14 de dezembro, a Federação dos Transportes e Comunicações da CGT, estendendo este apelo a toda a CGT como um todo, organizam um primeiro protesto (em Sol as 18h) onde os trabalhadores de diferentes empresas denunciar as novas fórmulas de exploração laboral. Uma iniciativa que merece ser desenvolvida e ampliada.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias