×

RIO DE JANEIRO | Esquerda Diário se consolida na cidade do Rio com 500 mil acessos em 2017

Essa marca de 2017 se deu cumprindo um papel ativo nas lutas na UERJ, da CEDAE, contra Pezão e Crivella, assim como em cada luta dos trabalhadores, jovens, negros, das mulheres e LGBT. Colabore com esse projeto, que agora vai entrar em nova fase no Rio com abertura de uma sede!

sábado 9 de setembro de 2017 | Edição do dia

Prestes a alcançar a marca de 4 milhões de acessos em todo o Brasil neste ano, o Esquerda Diário já conseguiu se posicionar como um dos principais referenciais da mídia e da imprensa de esquerda no Brasil.

Fazemos parte de uma rede internacional de jornais diários digitais editados em 5 idiomas presente na Argentina, México, Brasil, Chile, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Estado Espanhol, França, EUA e Alemanha.

Um jornal independente feito sem dinheiro de empresários ou dos governos e construído por trabalhadores, jovens, negros, mulheres e LGBT que dia após dia escrevem sobre os mais diversos temas. Contamos com a força dos militantes do MRT, da Faísca, do Movimento de Mulheres Pão e Rosas, do Movimento Nossa Classe, além de colaboradores de outras correntes políticas, inetelectuais e artistas que colaboram com o projeto, desafio para o qual fazemos um chamado a todos se somarem, basta entrar em contato.

O Esquerda Diário na cidade do Rio

Em 2016 o Esquerda Diário se destacou no Rio no processo eleitoral de 2016, superando os 200mil acessos durante a eleição, cumprindo um papel ativo na luta contra Crivella e em defesa de uma perspectiva anticapitalista, lançando Carolina Cacau, militante do MRT e colunista do Esquerda Diário, pela primeira vez como candidata a vereadora.

Desde a eleição de Marcelo Crivella viemos denunciando o caráter reacionário do que seria e está sendo a gestão do Bispo da Universal. Fomos dos primeiros jornais que denunciaram o absurdo de Crivella cortar o bilhete único universitário em março desse ano, reportagem que viralizou nas redes sociais com 50 mil acessos no site e mais de 122 mil curtidas no facebook.

Fomos um dos poucos lugares onde se denunciou profundamente o absurdo da perseguição silenciosa que o Bispo Crivella está levando a frente contra as religiões e a cultura de matriz africana. A matéria de denúncia teve mais de 18 mil curtidas no facebook. A nota foi inclusive reproduzida pelo site do GELEDÉS, Instituto da Mulher Negra na internet.

O Esquerda Diário esteve na linha de frente dos principais processos de luta na cidade. Assim o provam os milhares de acessos da matéria “Greve dos trabalhadores da CEDAE começa na terça contra a privatização“ que deu inicio à amplíssima e forte cobertura do Esquerda Diário a greve das trabalhadoras e trabalhadores da CEDAE e da luta contra a privatização da água que continuamos fortalecendo, ao mesmo tempo em que denunciamos os absurdos do governo do estado com os golpistas do PMDB no comando. Denunciamos também as mentiras da Rede Globo para favorecer os interesses privatistas contra a CEDAE, denúncia que teve mais de 11 mil curtidas no Facebook.

Centenas de cariocas e trabalhadores da Companhia Estadual de Água e Esgoto fizeram parte da campanha “A CEDAE É DO POVO” que teve a adesão de figuras públicas e parlamentares como Bemvindo Sequeira, Renato Cinco, Marcelo Freixo e Paulo Ramos.

Carolina Cacau junto com os militantes do MRT e da Juventude Faísca foram parte ativa dessas lutas, prestando solidariedade a luta dos trabalhadores da CEDAE nos piquetes e nos atos no centro do Rio de Janeiro enfrentando lado a lado com os trabalhadores a forte repressão policial, tendo inclusive militantes feridos.

A plataforma Esquerda Diário serviu como um importante canal nas denúncias de violência policial e dos assassinatos da PM nas favelas do Rio de Janeiro como foi a carta "Seu dedo apertou o gatilho: o sonho acabou" que reproduzimos no site após o revoltante assassinato da menina Maria Eduarda em Fazenda Botafogo, com 57 mil curtidas no Facebook. A campanha pela liberdade de Rafael Braga, único preso político das manifestações de junho de 2013, que mostra o caráter racista da justiça e do Estado brasileiro foi um importante eixo de denúncia do Esquerda Diário no Rio de Janeiro.

Na luta contra o desmonte da universidade pública, em especial na UERJ somos um dos setores que estiveram em defesa da universidade desde 2013. Desde então estivemos lado a lado com os trabalhadores terceirizados em solidariedade com seu combate pelo pagamento de seus salários.

Recentemente lançamos a campanha “UERJ Resiste em Greve! A educação vale mais que o lucro deles!” como parte da campanha nacional “As nossas vidas valem mais que o lucro deles” que conseguimos ampliar na UERJ a partir do comando de delegados da greve. Foram organizados lambes na cidade e panfletagens na universidade. Figuras como Gregório Duvivier também aderiram à campanha.

Essa campanha tem ainda mais importância frente ao absurdo do acordo dos golpistas Temer e Pezão para fechar a UERJ que foi assinado pelo Rodrigo Maia.

Nas lutas contra os golpistas o Esquerda Diário levantou diversas campanhas como “A CEDAE é do povo!” que comentamos acima, “Às ruas contra Temer e Pezão”, “Contra as reformas de Temer! Que os capitalistas paguem pela crise!” ou “Não vamos morrer trabalhando, que os capitalistas paguem pela crise” campanha que levamos até Brasilia na jornada de lutas no Planalto no dia 24 de maio.

Também impulsionamos campanhas como a urgente “Pelo não pagamento da dívida pública” que frente aos imensos cortes nos orçamentos dos serviços públicos busca acabar com a bolsa banqueiro, que suga praticamente a metade do orçamento federal para pagar os juros e amortizações da dívida pública. O maior roubo da história do Brasil que é garantido com a cumplicidade ativa dos políticos da ordem, cheios de casos de corrupção.

Outras campanhas como “Preparar uma greve geral até derrubar Temer e as reformas e por uma Constituinte imposta pela luta” foi levantada inclusive por setores de garis que reconhecem o trabalho do Esquerda Diário, e pelos militantes do MRT que participaram ativamente na greve de garis de 2014 em atos e piquetes nas gerências da COMLURB quando o Esquerda Diário ainda não existia no Brasil. Hoje, via nossa plataforma digital os Garis continuam prestando solidariedade a diferentes lutas como a da CEDAE e a da UERJ

Ou também, por exemplo, a campanha que levantamos no processo da greve geral 30J “Tomar a greve geral nas nossas mãos” que foi encampada por setores em luta não só no Rio de Janeiro, mas também em outras cidades do Brasil, para tentar evitar o boicote das direções das centrais que afinal se consumou.

Hoje, frente ao acordo de entrega do Estado do Rio de Janeiro, impulsionamos a campanha para expropriar as empresas dos corruptos e taxar os bilionários para garantir emprego, salário, educação e moradia.. Também levantamos uma denuncia contra a anti democrática reforma política (que já aprovou a clausula de barreira) junto com os parlamentares do PSOL do Rio de Janeiro, Flávio Serafini, Renato Cinco e Marielle Franco junto com a ex-candidata a vereadora Carolina Cacau

O Esquerda Diário vai abrir nova fase com uma sede no Rio, colabore e construa conosco!

Queremos seguir avançando para chegar em milhões pela internet em todo o país e no Rio, mas como aqui demonstramos, esse site faz parte de um projeto militante apaixonante, que agora no Rio entrará em uma nova fase com a inauguração, ainda este ano de uma sede no Rio de Janeiro. Chamamos todos os aliados que deram seu reconhecimento ao Esquerda Diário a colaborar com este projeto. Entre em contato conosco e saiba como.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias