Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[Entrevistas] Mulheres negras na luta por justiça

Letícia Parks

[Entrevistas] Mulheres negras na luta por justiça

Letícia Parks

Neste 25 de julho iniciamos entrevistas de Letícia Parks, do Esquerda Diário e militante antirracista, com mulheres que tem suas vidas marcadas pela luta por justiça. Muitas delas são mães, filhas, esposas, netas, avós, mulheres negras, como são a maioria das mulheres e da classe trabalhadora brasileira, que por sua cor da pele e classe social perderam seus entes vítimas da violência racista, da polícia e do Estado e transformaram a dor da perda e da violência numa luta para toda a vida.

Cada lágrima dessas mulheres é a expressão de séculos de exploração e opressão que marcam a vida das mulheres negras, vítimas do Estado capitalista, racista e de governos como de Bolsonaro e Mourão. Eles reprimem e assassinam, mas não apagam nossa história rica de rebeldia, de levantes e revoltas que fizeram tremer a burguesia racista e colocaram abaixo o sistema escravista, e que foi inteiramente marcada pelo papel imprescindível das mulheres negras.

Neste 25 de julho, dia internacional das mulheres negras latino-americanas e caribenhas, damos início às entrevistas com Ana Paula Oliveira e Carla Roberta, que são duas dessas milhares de mulheres que transformaram a dor em luta por justiça.

Ana Paula Oliveira é mãe de Jonathan Oliveira Lima, morto em 2014 aos 19 anos em Manguinhos, com um tiro nas costas dado por um policial da UPP. Ana Paula faz parte do coletivo Mães de Manguinhos que lutam por justiça, memória e liberdade nas favelas e periferias.

Carla Roberta é viúva de Marcelo Guimarães, um trabalhador negro que foi morto pela polícia enquanto passava de moto por um viaduto na Cidade de Deus (RJ) após deixar o filho na escolinha de futebol. Uma das vítimas da violência racista policial que se fortaleceu em plena pandemia.

As entrevistas são parte de uma tentativa de dar voz a essas mulheres que o capitalismo e o racismo tentaram calar. Confira abaixo:

Ana Paula Oliveira

Carla Roberta

veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[[Dossiê] Dia internacional da mulher negra latino-americana e caribenha - 2021]   /   [Violência Estatal]   /   [Racismo de Estado]   /   [Racismo Estrutural]   /   [Racismo Policial]   /   [Violência racista]   /   [Racismo]   /   [mulheres negras]   /   [Violência policial]   /   [[email protected]]   /   [Gênero e sexualidade]

Letícia Parks

do Quilombo Vermelho
Comentários