×

#1917LIVE | Em tempo real, pelo twitter, os acontecimentos de 1917 na Rússia

No centenário da Revolução Russa, canal de notícias russo fez um twitter por onde é possível “acompanhar em tempo real” os eventos de 1917. O canal também fez twitters para as principais personagens do processo, do czarismo às fileiras bolcheviques, compartilhando suas “impressões”.

Flávia ToledoSão Paulo

sábado 28 de janeiro de 2017 | Edição do dia

O canal de notícias russo RT (Russian Telegraphic), com alcance de mais de 700 milhões de pessoas em mais de 100 países, criou um perfil no twitter em que são transmitidas as “notícias atuais do Império Russo”, como diz na sua descrição. As notícias são do ano de 1917, ano em que a classe trabalhadora russa fez cair o Czarismo e a burguesia, tomando o poder em suas mãos.
O perfil @RT_1917 acompanha os acontecimentos do importante ano de 1917 e, desenvolvendo uma linha do tempo da revolução, apresenta tanto um cenário mais global, quanto os posicionamentos das principais figuras do processo por meio do retweet (compartilhamento) de comentários que cada uma dessas personagens históricas teria escrito em suas próprias contas se a rede social existisse cem anos atrás, perfis também criados pela RT.
Os primeiros tweets da página, no dia 1o de janeiro, chamavam a população russa a pedir a Deus para proteger a grande Rússia e ao Czar. Mas logo contextualiza: “Rússia já estava em guerra há dois anos e meio, perdas horripilantes: - Quase um milhão de soldados mortos e desaparecidos em ação - Mais de dois milhões capturados pelo inimigo. #1917LIVE”
Já em 6 de janeiro o clima já se mostrava, novamente, revolucionário: “Protestos de trabalhadores em #Petrogrado estão se tornando cada vez mais comuns enquanto demandam melhores direitos aos patrões #1917LIVE”. São notícias, breves análises e vídeos, fotos e gifs dos eventos diariamente.

O canal de notícias também criou 30 outros perfis que dialogam entre si e são retweetadas pelo canal. E a cada tweet, as respostas (o perfil já tem 4594 seguidores) mostram como esse tema é ainda atual.
Ao tweet de Lenin (“Há décadas em que nada acontece; e agora há semanas em que décadas acontecem #1917LIVE”), um seguidor “alertou”: “@crabghast @VLenin_1917Cara não acredite naquele rapaz Stalin eu já sei o que acontece no episódio 21 temporada 1924”
Intitulando o projeto como “Retweet a revolução: deixando de seguir o Czar, seguindo Lenin”, o canal diz que deseja criar a “primeira monumental experiência dramática/teatral pelas redes sociais”, aproveitando para aproximar seu público do ponto de virada da história da Russa.
Ao que tudo indica, algum conteúdo novo deve surgir vinculado ao projeto, com o site 1917.rt.com em construção.
Essa é apenas uma das muitas formas de discutir e refletir sobre a Revolução Russa no seu centenário, mantendo viva a história de luta dos trabalhadores para aprender com o “atrevimento” do proletariado russo.
Se quiser participar da experiência, é só seguir o perfil @RT_1917 ( o @LeoTrotsky_1917 e o @VLenin_1917 também) e usar a tag #1917LIVE. E segue o @EsquerdaDiario também pra se informar pela esquerda!

*Os perfis são: Alexander Kerensky, Mikhail Rodzianko, Aleksey Putilov, Ervin Grimm, Pavel Milyukov, Grand Duque Mikhail, General Brusilov, Aleksandr Bogdanov, Leon Trotsky (cuja descrição é: "Político. Marxista. Poder aos Soviets!"), Tsereteli, Príncipe Lvov, Capitão Zeitlin, General Khabalov, General Spiridovich, Alexander Bublikov, o Primeiro Ministro do Império Russo Nikolay Golitsyn, Gendarmo Zavarzin, Empress Aleksandra, General Kornilov, o Czar Nicholas II, Vladimir Lenin, Vasily Shulgin, General Alexeev, Alexander Guchkov. Além dos “perfis oficiais das seguintes instituições: Polícia de Petrogrado, Parlamento Russo, Império Alemão, a Embaixada Francesa, Embaixada do Reino Unido, Embaixada dos Estados Unidos. Não há, pelo menos até o momento, um perfil para Stalin.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias