×

CAMPINAS | Em Campinas, Jonas quer centenas de famílias da Ocupação Mandela na rua em plena pandemia

A prefeitura de Campinas, com a gestão de Jonas Donizette (PSB), planeja reintegração de posse do terreno da Ocupação Nelson Mandela, no Jardim Nossa Senhora Aparecida, em meio à pandemia do novo Coronavírus, que avança com números alarmantes na cidade, com já 13.801 casos notificados.

terça-feira 21 de julho de 2020 | Edição do dia

A reintegração de posse da Ocupação Nelson Mandela foi prorrogada em 6 meses desde o acordo feito com a prefeitura, em janeiro deste ano. Essas famílias residem nesse assentamento desde 2017, depois da reintegração de posse covarde e violenta de Jonas Donizette no Jardim Capivari, que deixou 600 famílias na rua.

Em reunião ocorrida no último dia 8 de Julho, com os advogados e a coordenadoria da Ocupação Nelson Mandela, foi apresentada pelo Secretário de Habitação, Vinícius Riverete, uma proposta que prevê alternativas apenas para uma pequena parcela das famílias, enquanto o restante fica a mercê da própria sorte.

Essa é mais uma demonstração da política de Jonas Donizette, que muito diferente das suas promessas, não apresentou nenhuma política de habitação que vise realmente a garantir moradia digna às famílias pobres de Campinas, assim como o seu secretário de Relações Institucionais e pré-candidato a prefeitura, Wanderley Almeida. Jonas utilizou da pandemia para passar vários ataques, como o congelamento de salário dos trabalhadores da saúde e a própria reforma da previdência no município.

Nós, do Esquerda Diário, nos colocamos em total solidariedade à Ocupação Nelson Mandela e à sua luta por moradia. Essa é mais uma prova que mesmo aqueles governos que se dizem "oposição racional" ao grotesco negacionismo bolsonarista não garantem as mais elementares condições de combate à pandemia, em um cenário de desemprego, cortes de salário e fome. Falam de quarentena e isolamento social, mas querem colocar centenas de famílias na rua.

Publicamos abaixo nota da Ocupação Mandela:

PREFEITURA DE CAMPINAS QUER QUE AS FAMÍLIAS DO MANDELA SEJAM JOGADAS NA RUA.

Vinícius, Jonas Donizette e Wandão: o Mandela precisa de uma alternativa que não seja a rua!

No dia 08/07/2020, após reunião com o Secretário da Cohab, Vinícius Riverete, advogados da Ocupação Nelson Mandela e a coordenadora da Ocupação, ficou evidente que a Cohab não possui solução para essas famílias. O Secretário Vinícius apresentou uma proposta que contempla apenas uma parcela pequena dos moradores da Ocupação. Os demais, de acordo com a vontade do secretário, terão que ir para a rua.

Causa espanto a incapacidade do Prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) em lidar com o problema de moradia. Não há nenhuma proposta para as famílias pobres. Não há nenhum projeto habitacional. Não há solução. São mais de 4 anos que o Mandela luta por moradia digna e o Prefeito Jonas Donizette é incapaz de dar atenção aos pobres. Jonas quer uma reintegração em Campinas no meio da pandemia. Aos ricos, tudo. Aos pobres, a rua.

Vale lembrar que muitas promessas já foram feitas, algumas inclusive pelo então Secretário e atual pré-candidato a Prefeito de Campinas, Wanderley Almeida, o Wandão. O compromisso firmado com as famílias se tratava de 200 moradias para as famílias da Ocupação Nelson Mandela. Entretanto, o tempo passou e nenhum projeto foi apresentado. Jonas e Wandão enrolaram, não realizaram loteamento e não apresentaram alternativa ou solução concreta para garantir unidade habitacional. Apenas promessas.

Wandão, grande símbolo do governo Jonas, agora quer ser candidato a Prefeito e acha que o povo confia nele. Não adianta só falar, queremos ação. A Prefeitura já autorizou uma reintegração de posse em uma área que estava sem qualquer uso social há mais de 20 anos, despejando mais de 500 famílias da ocupação Nelson Mandela I. Agora vai permitir novo despejo na ocupação Nelson Mandela II? Vai lavar as mãos e dizer que não tem nada a fazer?

DESPEJO E IR MORAR NA RUA NÃO É SOLUÇÃO. A SITUAÇÃO SE AGRAVA AINDA MAIS NO CONTEXTO DE PANDEMIA QUE VIVEMOS!

As famílias do Mandela precisam de uma solução que contemple todos os moradores.

A LUTA CONTINUA E IREMOS EXIGIR NOSSOS DIREITOS




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias