×

EUA: Carolina do Norte declara estado de emergência contra protestos da comunidade negra

quinta-feira 22 de setembro de 2016 | Edição do dia

Protestos violentos contra o assassinato de um negro por um policial em Charlotte, na Carolina do Norte, deixaram na noite desta quarta-feira vários feridos, em estado grave.

A polícia, que reprimiu brutalmente o ato, "negou" cinicamente que tenha atirado contra manifestantes e "garantiu" que o ferido havia recebido um disparo durante um confronto entre civis. O governador Pat McCrory declarou estado de emergência, e a Guarda Nacional e a Polícia Rodoviária Estadual estão na cidade.

Foi a segunda noite de protestos em Charlotte. As manifestações começaram na terça-feira, depois que Keith Lamont Scott, desarmado, foi morto pelo policial Brentley Vinson. Kerr Putney, chefe da polícia local, contestou a versão. Segundo ele, os policiais "abriram fogo porque avaliaram que ele representava uma ameaça". Uma ironia atroz, já que toda a população negra representa uma ameaça à polícia racista. Como se vê no vídeo abaixo, a polícia assassinou Keith Lamont.

Um vídeo publicado por uma mulher que se diz filha de Scott mostra a vítima segurando um livro, não uma arma. Vinson, oficial responsável pelos disparos, foi afastado do cargo enquanto investigações prosseguem. No momento dos tiros, ele não portava a microcâmera que registra ações policiais em abordagens como essa.

Na madruga de quarta-feira, os policiais tiveram muita dificuldade para dispersar a multidão, mesmo usando bombas de gás lacrimogêneo. Ao todo, 12 policiais ficaram feridos durante a manifestação, a mais recente da série que tem ocorrido em grandes cidades americanas como Milwaukee, Baltimore e Ferguson.

No protesto de quarta-feira, manifestantes bloquearam a rodovia interestadual 85, usaram caixas de papelão de caminhões, quebraram vitrines de lojas e iniciaram incêndios. A prefeita de Charlotte, a maior cidade da Carolina do Norte, com mais de 825 mil habitantes, Jennifer Roberts, disse que a comunidade “merece respostas” e prometeu uma “investigação completa”.

O caso ocorre em um momento de tensão racial, que cresceu nos últimos dois anos pela morte de dezenas de negros pelas mãos de policiais brancos, e dias depois que uma agente matou um negro desarmado na cidade de Tulsa, em Oklahoma, em outro caso que provocou revolta na comunidade negra.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias