×

CRISE NA UERJ | "É paralisação", frente à crise, estudantes do Serviço Social UERJ decidem paralisar

Carolina CacauProfessora da Rede Estadual no RJ e do Nossa Classe

Juan ChiriocaRIO DE JANEIRO

terça-feira 19 de maio de 2015 | 01:22

Nesta segunda-feira 18 de Maio, a chapa "Um passo à frente" propôs que após a apresentação da chapa, se fizesse uma plenária dos estudantes reunidos, aproveitando a liberação de aulas, para debater a crise da universidade e a organização dos estudantes frente a isso. Foi votada uma paralisação até sexta-feira e uma assembléia estudantil do Serviço Social para decidir os rumos do curso nesta luta. O centro do debate foi a situação da UERJ, os atrasos das bolsas, as precárias condições em que funciona atualmente a universidade.

A atual situação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro é critica e impede o desenvolvimento normal das aulas com falta de água, luz, banheiros insalubres, falta de professores, além de uma irregularidade revoltante: Há mais de um ano que a Reitoria não paga os salários dos terceirizados em dia, sempre com meses de atrasos. Frente a isto, mais de 130 estudantes do curso de Serviço Social votaram na noite desta segunda feira paralisar atividades até a sexta feira.

A mobilização se espalha pela UERJ, na semana passada o curso de Geografia já havia paralisado as aulas também denunciando a crise da universidade. No dia 18/05 a Psicologia também discutiu a crise e votou paralisação no dia 21/05 e indicativo de greve e paralisação no dia 28/05. Na terça-feira dia 19/05 haverá uma assembléia geral dos estudantes pra discutir as pautas estudantis e as ações conjuntas. Na quinta-feira dia 21/05 haverá paralisações dos professores e dos alunos em vários cursos e a ASDUERJ e o DCE estão chamando um ato no Palácio das Laranjeiras, às 12h. A noite terá atividades da paralisação no Serviço Social e Psicologia.

Após a deliberação, a grande maioria dos presentes na plenária, ocupou os corredores do nono andar da UERJ entrando nas salas de aula para informar o resto dos estudantes, que o curso deliberou uma paralisação no resto da semana.

Estudantes do serviço social em entrevista ao Esquerda Diário relataram a atual situação da UERJ e convocam todos os estudantes à defender a educação frente aos cortes e ataques dos governos, tanto estaduais como federais.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias