Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[Dossiê] Centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira

Ilustração: Juan Chirioca | @macacodosul

[Dossiê] Centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira

Neste domingo é celebrado o centenário do brasileiro Paulo Freire, educador perseguido por atores da direita e extrema direita por ter sido precursor de ideias que reverberam até os dias de hoje, mesmo após 24 anos da sua morte. Sua perseguição por setores do regime como Bolsonaro, MBL e militares, ao passo que liga diretamente ao seu legado que se colocou em defesa do direito à educação e à atuação política dos oprimidos e explorados, também exibe o projeto reacionário de sociedade que se relega à juventude e aos trabalhadores, marcado pela precarização da vida e retrocesso em direitos.

Desde o golpe institucional, observa-se o aprofundamento de ataques contra os trabalhadores e a população pobre, o que inclui retrocessos no campo da Educação que enfrenta uma crescente ofensiva privatista que se materializa pela precarização do ensino público e pelo fortalecimento dos grandes conglomerados de ensino. Diferente do que Paulo Freire defendia, esses setores que vociferam contra o educador e que se apresentam como favoráveis a uma educação livre do comunismo e “mais eficiente”, na verdade, querem aprofundar o que o autor chamou de educação bancária e ofertar um modelo de educação cujo objetivo é fortalecer uma visão empresarial e meritocrática na juventude, ao mesmo tempo que a direcione para os postos mais precários de trabalho.

Paulo Freire, um dos autores mais lidos no mundo, em cada uma de suas obras se colocou em defesa do direito à educação, assim como sempre deixou claro como somente os setores oprimidos e explorados da sociedade poderiam protagonizar a transformação em uma sociedade marcada pela desigualdade. Pensando no momento atual, no qual a miséria se amplia entre os setores mais vulneráveis da sociedade, torna-se uma tarefa importante retomar o legado de Paulo Freire e suas experiências, de modo que se compreenda as possibilidades e limitações de suas ideias, contra a precarização da educação e da vida promovida por Bolsonaro, Mourão e demais agentes que sustentam até hoje o regime do golpe institucional, como centrão, os militares e o STF.

Nesse sentido, nós do Esquerda Diário organizamos um dossiê nesses 100 anos do educador Paulo Freire. Abaixo, o leitor pode conferir algumas de nossas produções sobre o tema.

Ideias de Esquerda | Centenário de Paulo Freire: a urgência de se pensar uma educação crítica em tempos reacionários
por Clara Gomez, Iaci Maria e Willian Garcia

Educação | Por que querem atacar o Paulo Freire?
por Jonas Pimentel e Tatiana Ramos Malacarne

Opinião | Quem foi e quem é Paulo Freire?
por André Galindo da Costa

Ideias de Esquerda | 100 anos de Paulo Freire: debates para pensar a educação do nosso tempo
por Frederico Puy e Virginia Pescarmona

LIVE CAPPF | Juventude Faísca organiza o debate “100 anos de Paulo Freire: da ditadura ao Brasil de Bolsonaro”
com Carlos Rodrigues Brandão, Maurilane Biccas, Caio Antunes e Fabiana de Cássia Rodrigues

Tribuna aberta | O que aconteceria se jogassem a obra de Paulo Freire no lixo?
por André do Amaral

veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Paulo Freire]   /   [Educação]   /   [Teoria]

Comentários