×

Argentina | Disputa a céu aberto pelo balanço das eleições argentinas e crise política no governo

Chaves para a crise política argentina.

sexta-feira 17 de setembro de 2021 | Edição do dia

A crise política aguda que está em curso pode ter múltiplas interpretações e resta saber como será resolvida (se for o caso) a fim de definir o novo cenário político. Que nível de fratura permanece no governo, que lugar o Kirchnerismo ou Cristinismo ocupará a partir de agora, qual será a fisionomia do novo governo e até mesmo, a médio prazo, qual será o resultado das eleições de novembro.

Entretanto, desde segunda-feira após a catástrofe das eleições prévias para o governo, uma luta tem sido travada para impor uma interpretação ou várias interpretações. Entre elas, a de uma "viragem unilateral para a direita".

Eles se baseiam em uma série de fatos: o golpe para a Frente de Todos favoreceu a coalizão Juntos por el Cambio, apesar do fato de que a derrota se deveu ao dramático colapso do partido no poder e não ao aumento substancial dos votos para a coalizão de direita. Além disso, o surgimento dos mal denominados libertários na cidade de Buenos Aires criou uma combinação para aqueles que começaram a falar cedo de um marcado "giro à direita".

Há várias partes interessadas em impor tal balanço. Em primeiro lugar, a direita clássica e orgânica do establishment e seus porta-vozes da mídia que estão tentando "ler" no grosso do pronunciamento popular não um castigo governo, mas todo um programa que aspira a uma espécie de masoquismo de massa em favor do ajuste, da reforma trabalhista e de um retorno ao programa e à proposta truncada de Cambiemos. Eles estão tentando traduzir uma "mensagem das urnas" segundo a qual existiria uma opinião pública que quer tirar os direitos dos trabalhadores e das maiorias populares. E no mesmo ato, eles procuram criar essa opinião pública.

Além disso, cuidado, há setores da coalizão governante ou simpatizantes de seu projeto que querem impor esta mesma análise das eleições primárias, para resumir: engrandecer a direita, a fim de fortalecer a ideia do mal menor. Isto é para dar uma visão de que estamos enfrentando o perigo não apenas do retorno da ala direita do tipo Cambiemos-Macri, mas também da nova ala ultra-direita dos libertários, Milei, etc. E que temos que nos contentar com o que temos.

Finalmente, há aqueles que procuram impor um balanço do giro unilateral à direita a fim de justificar uma mudança conservadora na coalizão governante como uma suposta resposta (ou escuta) a uma demanda da sociedade. Temos testemunhado esta operação muitas vezes: "as urnas disseram que querem mais estabilidade, querem paz, ordem e progresso". E eles não o apresentam como um programa próprio, mas como uma demanda social.

E o que diziam as urnas eleitorais? Bem, eles disseram muitas coisas e com todas as limitações que esta forma de consulta das maiorias populares a cada dois ou quatro anos, eles deixam algumas mensagens claras.

Não houve uma recuperação da direita macrista? Sim, houve, "na medida certa e harmoniosamente". Não houve uma emergência à direita da direita? Sim, houve também. Foi isso que prevaleceu nas eleições? Não, categoricamente não.

Houve um voto castigo ao governo, não por causa das possíveis mudanças em relação à experiência da direita macrista, mas por causa das continuidades com ela, sobretudo em termos de ajuste: porque o "regime do FMI", como já o chamamos em várias ocasiões, é inviável e as duas grandes coalizões aceitam o regime do FMI.

E dentro desta votação houve castigos pela direita, houve castigos despolitizados ou antipolíticos, se você quiser, e houve castigos pela esquerda. Claramente na eleição da Frente de Izquierda Unidad, sua posição como terceira força política nacional, a votação avassaladora do gari socialista Alejandro Vilca em Jujuy, com 23% dos votos, etc.

Em resumo, houve um voto castigo ao governo com tendências incipientes para a polarização social.

Em última análise, a crise atual no governo e a nova posição que o Kirchnerismo ou Cristinismo finge ter de criticar a partir da esquerda é uma expressão disso. A carta de Cristina Fernández deixa isso claro. O problema que eles têm é que foram parceiros e sócios majoritários no projeto encabeçado por Alberto Fernández.

E por que tudo isso é importante? Bem, em princípio, para não dar à ala direita a vitória em lutas nas quais ainda não triunfou e nas quais ainda não está garantido que triunfará. Que a crise política não tem apenas uma opção ou alternativa pela direita. Que há muitas pessoas que exigem um aumento salarial de emergência; que os salários sejam indexados mensalmente de acordo com o aumento do custo de vida; que não haja mais demissões; que as horas de trabalho sejam distribuídas sem afetar os salários; que a dívida pública não seja paga, que haja um aumento nos orçamentos de saúde e educação pública.

Em resumo, a saída também pode ser pela esquerda.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias