×

PARALISAÇÃO LOTÉRICAS | Direção da CAIXA prepara-se para lockout patronal das lotéricas

sexta-feira 4 de setembro de 2015 | 00:00

Neste dia 01 de setembro, gerentes da Caixa Econômica Federal foram contatados pela matriz em Brasília para promover ações em resposta a uma eventual paralisação das unidades lotéricas movida pelos empresários lotéricos para o dia 03 de setembro.

A iniciativa vem principalmente das lotéricas que tiveram a renovação das suas operações autorizada pela Caixa sem a devida licitação, manobra esta considerada ilegal pelo Tribunal de Contas da União. Segundo Acórdão 925/2013 deste Tribunal, a Caixa tem o prazo de até 31 de dezembro de 2018 para revogar a permissão destas lotéricas e concluir com o processo licitatório. A perspectiva de perda do negócio com a revogação motivou parte do empresariado lotérico a promover este dia de paralisações.

Desde 1994 as lotéricas realizam atividades bancárias e têm sido usadas largamente pela Caixa Econômica Federal para promover a diminuição sistemática de postos de trabalho bancário em favor de empregos sub-remunerados, com alta rotatividade, sujeitos à periculosidade dos assaltos e à insalubridade causada pelo atendimento ininterrupto. Este motivado também pelo funcionário Caixa, que é muitas vezes convencido, quando não coagido, a forçar o cliente considerado “não-lucrativo” a procurar a unidade lotérica para que seja atendido.

É lamentável que esta disputa entre setores da burguesia seja travada por cima de vidas que dependem destes empregos, por piores que eles sejam. No entanto, seria este dia 03 a chance que estes trabalhadores possuem de aproveitar o espaço aberto, e nesse mesmo terreno, além de expor a precariedade em que se encontram, reivindicar seus empregos e melhores condições de trabalho?

Ricardo Salomon - Delegado Sindical CEF




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias