×

CENSURA | Diante da decisão do Twitter de suspender conta de Donald Trump

A tecnologia e o governo não vão deter a direita; os trabalhadores devem se organizar. Qualquer medida que a classe dominante tome contra a direita será inevitavelmente usada com 10 vezes mais força contra a esquerda.

terça-feira 12 de janeiro de 2021 | Edição do dia

"Conta suspensa". Com um único clique, o Twitter desligou a mangueira do racismo que era @RealDonaldTrump. O presidente dos Estados Unidos perdeu sua linha direta para os telefones de 88 milhões de seguidores.

Em um comunicado, o Twitter justificou essa medida dizendo que os tweets de Trump incitavam a violência. Essa explicação é estranha. Trump há muito elogia os fascistas violentos (dizendo que eles são "pessoas muito legais") e faz ameaças de violência ("quando começa o saque, começa o tiroteio"). Sua campanha contra as precauções básicas de segurança durante uma pandemia contribuiu para milhões de mortes. O Twitter sempre afirmou que os tweets de Trump eram de interesse jornalístico por causa de sua posição como presidente. Agora, a empresa justifica a suspensão permanente de sua conta porque ele disse que não compareceria à posse de Joe Biden - foi realmente um novo nível no que diz respeito à política do Twitter para glorificar a violência?

O Twitter não mudou suas regras formais, nem Trump mudou seu estilo de comunicação. O que mudou é o alinhamento da classe dominante dos Estados Unidos, que está se unindo em torno do próximo governo Biden pela estabilidade capitalista bipartidária. O Twitter está escondendo uma decisão eminentemente política por trás de um pronunciamento supostamente baseado nas leis.

Ninguém da esquerda derramará uma lágrima por Trump ser amordaçado. No entanto, devemos nos preocupar que um punhado de bilionários da tecnologia possa decidir, sem responsabilidade nem controle, o que pode e o que não pode ser dito na ‘praça pública’ mais importante do século XXI. Eles afirmam, por enquanto, que essas medidas serão usadas para silenciar nazistas e outros racistas. Mas toda a história mostra que tais ferramentas colocadas nas mãos dos capitalistas e de seu Estado, serão usadas com 10 vezes mais força contra a esquerda.

Afinal, a direita, com toda a sua retórica "insurrecional", visa proteger o poder dos capitalistas – a esquerda visa expropriar os bilionários.

As pessoas nas redes sociais já experimentam essa discrepância. Mulheres, negros, LGBTse outros grupos oprimidos estão sujeitos a assédio e ameaças de morte, e as empresas de mídia social permitem isso em nome da "liberdade de expressão". Por outro lado, as alegações de racismo e sexismo, são frequentemente censuradas – uma frase como "homens são lixo" pode ser rotulada como "discurso de ódio". Postagens elogiando o autoritário presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, são permitidas, mas qualquer conteúdo em defesa da população curda do país é rigorosamente censurado.

Essas regras são arbitrárias e pouco claras. Para citar um exemplo: Mark Zuckerberg há muito permitia a negação do Holocausto em sua plataforma e, de repente, passou a bani-la. Essas regras são então aplicadas por dezenas de milhares de moderadores de conteúdo em todo o mundo. Eles trabalham como "contratados" em fábricas digitais clandestinas, sem direito de organização.

Não são apenas as empresas de tecnologia. O estado capitalista, embora afirme aplicar leis neutras, mostra a mesma diferenciação entre as medidas adotadas para a direita e as medidas contra a esquerda. Na quarta-feira, apenas 14 pessoas foram presas enquanto invadiam o Capitólio. Quatorze! Já os manifestantes anti-racistas que permaneceram pacificamente em uma calçada foram presos em massa. Como observa o site Mother Jones, a Polícia do Capitólio prendeu mais pessoas durante protestos pacíficos em 35 ocasiões diferentes desde 2016!

Para dar um exemplo gráfico, a polícia empurrou um manifestante do #BlackLivesMatter de 75 anos ao chão em Buffalo, Nova York, fraturando seu crânio. No Capitólio, por outro lado, a polícia estava ajudando manifestantes idosos a descer as escadas. A mídia em todo o mundo notou como os mesmos policiais atacam os manifestantes do #BlackLivesMatter com armas de guerra, enquanto conversam e se autoproclamam com uma multidão de direita. Não se trata apenas de incidentes individuais. De acordo com o blog liberal FiveThirtyEight, usando dados concretos, a polícia tem "mais do que o dobro de probabilidade de tentar dispersar e dispersar um protesto da esquerda do que da direita".

As investigações nos últimos dias mostraram que manifestantes de direita levavam armas de assalto e bombas - inclusive até mataram um policial. O governo dos EUA usa regularmente a chamada "regra da morte por negligência" contra homens predominantemente negros. Qualquer pessoa que participe de um crime em que seja cometido um homicídio pode ser acusada de homicídio culposo, mesmo que não esteja envolvida no próprio crime. Hipoteticamente, cada pessoa que entra no Capitol pode ser acusada da mesma forma. Mas até agora, a maioria deles foi acusada de invasão de propriedade.

Podemos ver agora uma grande ofensiva do governo contra a ala direita, mas é improvável que vá além de alguns líderes. O governo dos EUA não tem experiência em perseguir agitadores de direita por outra coisa senão assassinato em massa. Isso não é uma coincidência: a classe dominante sabe que esses valentões racistas podem ser úteis em uma crise. Depois que Adolf Hitler tentou dar um golpe em Munique em 1923, deixando cerca de 20 mortos, ele foi condenado a apenas cinco anos de prisão e libertado nove meses depois. Isso não quer dizer que a multidão no Capitólio foi uma tentativa de golpe fascista, longe disso. A questão é que o estado capitalista perdoa incessantemente até mesmo as mais sérias revoltas da direita.

Quando políticos "moderados" dos partidos Republicano e Democrata falam agora em restringir o direito de protestar ou fortalecer o FBI, sabemos que isso será usado contra a classe trabalhadora e os oprimidos mais cedo ou mais tarde. É terrível quando a liderança oficial do Black Lives Matter abre sete processos em resposta aos protestos do Capitólio, incluindo a expulsão de "membros republicanos traidores do Congresso". Quase todos os policiais do país consideram o movimento #BlackLivesMatter um "traidor" [aos valores tradicionais dos EUA, LD] - realmente queremos justificar a eliminação dos direitos democráticos básicos? Quando ouvimos pessoas de esquerda atacando os republicanos por "sedição", isso é totalmente suicida - a lei anti-sedição foi usada apenas para atacar comunistas e oprimidos que lutam pela libertação.

Para parar Trump e a direita, não podemos ter um grama de confiança no estado capitalista ou nas corporações capitalistas. A única força em que podemos confiar é a força da classe trabalhadora multirracial - as pessoas que mantêm toda a economia funcionando, incluindo o Facebook e o Twitter. Foram os trabalhadores das empresas de mídia social que pressionaram continuamente os proprietários para que parassem de espalhar propaganda racista.

É por isso que é tão encorajador que os trabalhadores do Google estejam agora formando um sindicato. Eles estão lutando não apenas para defender seus direitos como trabalhadores - especialmente para os "contratados" hiperexplorados da Google - mas também para impedir a propaganda racista em suas plataformas. A mídia social com fins lucrativos tem um forte incentivo para divulgar o conteúdo mais viciante, e isso geralmente significa fisgar deliberadamente os usuários com teorias de conspiração de direita. Por isso, as decisões sobre o conteúdo permitido devem ser retiradas das mãos de bilionários e entregues aos trabalhadores e à sociedade em geral.

O controle dos trabalhadores em empresas de tecnologia é um passo na direção da socialização das mídias sociais. A esfera pública mais importante deve estar sob o controle democrático de todos.

Lutar contra a direita requer uma frente unida de todas as organizações de trabalhadores. Mas multidões na extrema direita estão longe de ser a única ameaça para os trabalhadores na América no momento. Ainda mais urgentemente, precisamos de empregos, habitação, saúde e alívio da dívida para todos. Quando lutamos por essas demandas, podemos ter certeza de que tanto os democratas quanto os republicanos usarão sua legislação "anti-extremista" contra os trabalhadores. É por isso que o movimento trabalhista precisa rejeitar toda censura corporativa e estatal. Se dermos mais poder a bilionários como Zuckerberg ou Jack Dorsey [CEO do Twitter], eles inevitavelmente o usarão contra nós. Em vez disso, precisamos lutar pelo controle dos trabalhadores do mundo digital e real.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias