Sociedade

REINO UNIDO

Depois de Brexit: uma onda de incidentes racistas.

Depois do resultado do referendo sobre pertencer a UE, se tem registrado uma série de indecentes racistas, em algumas comunidades foi denunciado que distribuíram pelos ônibus porta cartões com as seguintes mensagens " Não mais polacos parasitas".

Alejandra Ríos

Londres | @ale_jericho

quarta-feira 29 de junho de 2016| Edição do dia

Cifras oferecidas pelas autoridades indicaram que os registros dos ataques racistas aumentaram 57%. Segundo dados da polícia, entre quinta-feira e o ultimo domingo, foi denunciado 85 incidentes instigados pelo ’ódio racial’, em comparação com os 54 em períodos anteriores.

Os diretores de um centro cultural e social poloneses em um bairro no oeste de Londres denunciaram que na manhã de domingo perceberam que na entrada do mesmo havia um grafite com uma mensagem racista. As autoridades se aproximaram do lugar onde houve o ato logo depois de receber uma denuncia de delito de ’ supostos motivos racistas’.

Por sua vez, a embaixada da Polônia no Reino Unido expressou comoção diante da quantidade de incidentes abusos xenófobos dirigido a membros de sua comunidade durante os últimos dias. Assim mesmo, o embaixador desse país, adicionou que o tema será discutido em esferas oficiais. Segundo o jornal local do condado de Cambridgeshirenas portas de uma escola primaria professores auxiliares e estudantes encontraram cartões com essa mensagem ’ Fora da UE/ Não mais poloneses parasitas’: em inglês e em polonês.

Um menino polonês de 11 anos encontrou em sua escola um cartaz que dizia " Os poloneses são parasitas". ( Mensagem postada em conta do twitter da BBC).

Na cidade de Gloucester, uma pessoa relatou que enquanto estava em supermercado um homem branco começou a gritar: " Isso é a Inglaterra, agora! Os estrangeiros têm 48h pra irem a merda! Quem é estrangeiro aqui? Tem algum estrangeiro?"

Nas redes sociais foi denunciado outros incidentes alimentados também pelo resultado de Brexit; uma investigadora da universidade de Cambridge postou em sua conta do twitter que sua filha presenciou um grupo de garotos gritando a uma jovem muçulmana: ’ Saia daqui, votamos pela saída da União Europeia’.

Por sua vez, um jornalista do canal 4 de notícias, indicou que em lapso de 5 minutos escutou 3 pessoas diferentes dizer " mande-os a seus países".

Essas aberrações ditas são produto da ideologia instigadas por partidos nacionalistas como UKIP, que tem um discurso nacionalista e anti-imigrantes estimulam um ambiente de hostilidade com o qual os membros da extrema direita de partidos como o British National Party (BNP) se sentem encorajados.

Tradução: Tatiana Ramos Malacarne.




Tópicos relacionados

Sociedade   /    Internacional

Comentários

Comentar