×

VALE DO PARAÍBA | Demissões: o presente de Natal da Sun Tech e da LG para centenas de trabalhadores

As trabalhadoras da empresa Sun Tech de São José dos Campos e os trabalhadores da LG de Taubaté começaram um processo de mobilização contra estas empresas.

quarta-feira 9 de dezembro de 2015 | 01:24

O motivo desta mobilizações é que a fabrica da Sun Tech que irá fechar anunciou que não pagará o que deve para as trabalhadoras como os salários atrasados, o 13º salário e o FGTS. Por sua vez, os trabalhadores da LG estão em greve desde o dia 4 de dezembro contra as 738 demissões que a empresa realizou neste ano.

Mais um exemplo de que são os trabalhadores os que estão pagando por essa crise. Enquanto os bancos comemoraram recordes de lucro, e as empresas lucraram no período de crescimento econômico, estamos vendo o setor industrial no país realizar demissões em massa para poder garantir que sua taxa de lucro continuará crescendo mês após mês.

Enquanto os capitalistas garantem seu lucro, os trabalhadores que estão sendo mandados para o olho da rua dependem apenas do seu salário para poder sobreviver. São estes trabalhadores que terão que amargar nas longas filas para poder procurar um emprego precário, e que paga baixíssimos salários.

Os trabalhadores da indústria que, historicamente cumpriram um papel importante na luta de classes na historia do Brasil, precisam novamente voltar à cena. Neste sentido, é preciso que o SINDMETAL de São José dos Campos ligado a CSP – Conlutas e dirigido pelo PSTU crie um organismo para poder articular estas duas lutas na região, dando um exemplo para os trabalhadores da indústria do Brasil inteiro, que por sua vez está nas mãos de Centrais Sindicais Pelegas como a CUT e a Força Sindical, de que é possível lutar contra o fechamento das fábricas e barrar as demissões.

Infelizmente, na nota publicada sobre a luta das trabalhadoras da Sun Tech não existe nenhuma palavra sobre barrar as demissões e impedir o fechamento da fábrica, mas falam em entrar com uma liminar na Justiça do Trabalho para impedir a retirada das máquinas para que estes direitos sejam pagos.

A pergunta que fica para o PSTU que dirige o SINDMETAL do Vale do Paraíba é: ainda que, com muita luta, a Sun Tech pague o que deve às trabalhadoras, permitiremos que essas sejam demitidas, e que a fábrica feche? É preciso unificar as lutas em curso, criando comandos de mobilização desde as bases para que esses possam ser instrumentos democráticos de organização. Além disso, é preciso tomar como exemplo a luta dos secundaristas que, heroicamente, estão ocupando suas escolas contra o fechamento delas, na luta por uma educação Pública, gratuita e de qualidade. Se as escolas estão ocupadas e os alunos estão dando um grande exemplo de como podem geri-la, então porque não ocupar as fábricas e unificar as lutas?

Para Aline Bernardo, uma das diretoras do Sindicato, “A perda dos empregos será desastrosa para a vida das trabalhadoras da Sun Tech, a maioria mães e chefes de família.”

É preciso, nesse momento, cercar de solidariedade a luta desses trabalhadores, oferecendo todo o apoio possível. Não podemos deixar que o desemprego seja o presente de Natal de centenas de famílias no Vale do Paraíba. É preciso doar todas as nossas forças para cada pequena batalha travada contra a patronal; é preciso fazer desses conflitos localizados, grandes exemplos de batalhas que a nossa classe tem que travar contra a burguesia, assim como fizeram os garis no Rio de Janeiro, os professores de Curitiba e os petroleiros de todo o Brasil.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias