×

CARNAVAL 2020 | De Bozonaro a Marielle: 1º dia de carnaval traz críticas ao governo e exaltação de heróis negros

sábado 22 de fevereiro de 2020 | Edição do dia

Apenas no primeiro dia da maior festa popular brasileira, o Carnaval, já despontaram diversos elementos de politização. Tanto no Rio quanto em São Paulo ontem as escolas de samba trouxeram enredos homenageando personagens nacionais símbolos da luta e resistência, como a Barroca Zona Sul que homenageou Tereza de Benguela e a Tom Maior com o enredo "É coisa de preto", além de críticas ao atual governo e seu reacionarismo, satirizando seus personagens tragicômicos como Bolsonaro, Damares e Paulo Guedes.

A Acadêmicos de Vigário Geral abriu o desfile da Série A carioca, divisão de acesso do Carnaval do Rio, com uma alegoria que retrata o palhaço Bozo com a faixa presidencial e fazendo o gesto de “arminha” com as mãos. Com o enredo O Conto do Vigário, dos carnavalescos Alexandre Costa, Lino Salles, Marcus do Val e Rodrigo Almeida, a escola de samba da zona norte do Rio contou a história do Brasil pontuada por mentiras contadas pelos políticos.

Já no Sambódromo em São Paulo, no desfile do Grupo Especial, a atual campeã, Mancha Verde, que desfilou na madrugada deste sábado (22), fez críticas diretas a Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, e Paulo Guedes, ministro da Economia.

A escola paulistana levou à avenida uma ala inteira em referência à famosa frase de Damares de que “meninos vestem azul, meninas vestem rosa”. Uma fantasia em um carro alegórico também chamou a atenção do público: uma empregada doméstica usando orelhas do Mickey com um enorme passaporte na mão, em referência à recente declaração de Guedes de que, quando o dólar estava mais baixo, “empregada doméstica estava indo pra Disney, uma festa danada”.

Responsável por abrir os desfiles, a Barroca Zona Sul levou à avenida o enredo “Benguela...a Barroca clama a ti, Tereza”, que homenageou Tereza de Benguela. Líder do Quilombo do Quariterê, ela desafiou a Coroa e o sistema escravocrata português por mais de 20 anos, comandando a maior comunidade de libertação de negros e indígenas da capitania de Mato Grosso.

Em seguida, a Tom Maior exaltou grandes heróis negros da história brasileira cantando o enredo “É coisa de preto”, que propõe uma reflexão sobre a expressão racista. Pelas alas da escola, homenagens e referências aos artistas Ruth de Souza, Mano Brown, Grande Otelo, Madame Satã e Mussum e a vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018, que teve um carro alegórico em sua homenagem, mostrando que as ideias da parlamentar nunca foram silenciadas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias