×

ESTADOS UNIDOS | Crime de Charleston: uma cruel lembrança do racismo

Celeste MurilloArgentina | @rompe_teclas

sexta-feira 19 de junho de 2015 | 12:51

O ataque na igreja de Charleston é um quadro tenebroso da vigência do racismo nos Estados Unidos. A impunidade institucional estimula o ódio racista, a despeito dos discursos.

Quarta-feira, 17, à noite, um jovem branco entrou numa histórica igreja do centro da cidade Charleston, na Carolina do Sul, no momento de uma reunião de estudo da Bíblia. A igreja Emanuel é popular entre a comunidade negra da cidade, e seu pastor Clementa Pinckney (também senador estadual), está entre os mortos. O resultado dos disparos deste jovem foi a morte de seis mulheres e dois homens.

O prefeito de Charleston, Joseph P. Riley, disse que o “único motivo para alguém entrar numa igreja e disparar em pessoas que rezam é ódio”. Todas as autoridades e a imprensa concordam que se trata de um crime de ódio.

A cidade amanheceu, na quinta-feira, 18, numa verdadeira caça humana para prender o suspeito, que finalmente foi detido numa barreira rodoviária a 300 quilômetros da cidade. A força policial estadual e o FBI mobilizaram todos os recursos numa grande operação, prometendo inspecionar todos os lugares em busca do assassino.

A Igreja Africana Metodista Episcopal Emanuel é tradicional na comunidade afro-americana da cidade, e também um símbolo da luta e resistência dos escravos nos Estados Unidos. A escolha do assassino teve profundas conotações racistas.

Os principais candidatos [às prévias para presidente] aproveitaram a oportunidade para aparecer. A candidata democrata Hillary Clinton fez declaração pelos mortos de Charleston; o pré-candidato republicano Jeb Bush também. Acontece que esta é uma grande oportunidade para políticos e autoridades, os mesmos que sempre silenciaram perante a impunidade da maioria dos policiais acusados pela brutalidade policial racista.

Qual seria a atitude de Bush e Clinton se tratasse de um novo Michael Brown? Mobilizaria o FBI para perseguir os assassinos de Eric Garner? Estes políticos teriam apoiado a rebelião de Baltimore que, com sua mobilização, conseguiu que se julgassem os responsáveis da morte de Freddie Gray? A resposta é simples: não.

O crime de Charleston se insere no cenário aberto pelo assassinato de Michael Brown em agosto de 2014 na cidade de Ferguson. A morte de Brown desencadeou protestos massivos por várias noites, o governador decretou o estado de emergência e a Guarda Nacional interveio com tanques e armamento militar.

Desde então, o movimento Black Lives Matter (as vidas dos negros importam) tem organizado protestos em todo o país exigindo justiça pelos assassinatos de jovens afro-americanos pela polícia. Desmascaram a existência do racismo numa sociedade profundamente dividida e desigual, na qual a comunidade afro-americana representa a maior porcentagem dos que ganham salário mínimo, vivem na pobreza e estão nas prisões.

O movimento de protesto contra o racismo e a evidente desigualdade batem de frente com a ilusão de uma sociedade pós-racial estimulada por ter o primeiro presidente negro. O governo de Barack Obama tem pretendido acalmar os ânimos, mas seus gestos têm sido insuficientes diante do incontestável racismo institucional do Estado.

Tradução Val Lisboa




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias