×

Violência Policial | Contrariando restrições do STF, operações policiais aumentam em 34% no Rio de Janeiro

Segundo relatório, foram registradas 423 operações nos cinco primeiros meses de 2021, em comparação a 316 registradas nos cinco primeiros meses do ano passado.

quinta-feira 22 de julho | Edição do dia

IMAGEM: Reuters / Ricardo Moraes

Nos cinco primeiros meses de 2021, em comparação ao mesmo período no ano passado, as operações policiais aumentaram em 34% no Rio de Janeiro. Tais operações aumentaram mesmo com a decisão do Supremo Tribunal Federal que restringe elas durante a pandemia nas comunidades do Rio.

Como a decisão do STF foi levantada em 5 de junho de 2020, os cinco primeiros meses do ano passado comparados aos de 2021, não havia essa condição. Porém, foram registrados 316 operações em 2020, sendo que neste ano, a contagem chegou a 423.

Leia Também: Brasil bate recorde em número de mortos pelas mãos da polícia em 2020, segundo Anuário

A fonte dos dados advém do relatório “A vida resiste: além dos dados da violência”, organizado pela pela Rede de Observatórios de Segurança, projeto do Cesec (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania) da Universidade Candido Mendes.

Além da própria contagem de operações, o relatório também aponta outro dado absurdo no que diz repeito a letalidade das mesmas. Segundo a rede, foram registradas 189 mortes em operações monitoradas. Isso no marco, de se ter ocorrido a operação mais letal da história do Rio de Janeiro em maio deste ano. Tais condições explicitam como cada vez mais o regime vem se degenerando e demonstrando sua face mais cruel por parte das instituições, sobretudo a polícia.

Saiba Mais: 4 mentiras que te contaram sobre a polícia




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias