×

ASSÉDIO SEXUAL | Conselho de Ética da ALESP retoma atividades a fim de investigar caso Isa Penna

Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo retoma na quarta-feira, 3, as atividades a fim de pautar o caso de assédio sofrido pela deputada do PSOL, Isa Penna, no final de 2020.

quarta-feira 3 de fevereiro de 2021 | Edição do dia

Foto: reprodução

Ficou marcado para hoje (03/02) o retorno das atividades do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo, que terá como principal demanda apurar o caso de assédio sofrido pela deputada Isa Penna (PSOL). Isa registrou boletim de ocorrência contra Fernando Cury (Cidadania) por assédio sexual no ano passado, após ele apalpá-la na altura dos seios durante uma sessão.

Na primeira reunião do comitê, realizada de forma virtual, os membros da comissão serão informados da abertura de um processo contra Cury, que pode ter o mandato cassado. A defesa do deputado tem cinco dias úteis para se manifestar, contando desde ontem. A previsão é de que o processo corra na Casa por ao menos dois meses.

Isa Penna, além de levar o caso ao Ministério Público Estadual e à Polícia Civil, enviou e-mail para todos os 94 deputados da Assembleia Legislativa para que a sessão no comitê ocorresse ainda em janeiro.

O cronograma do comitê prevê aceitação ou não da denúncia a partir de quarta (10/02). Caso a comissão decida pela denúncia, a defesa dele terá mais cinco dias úteis para se manifestar.

O relator terá 15 dias para entregar um parecer, que será votado pelos demais membros da comissão. Ao portal UOL, Isa disse achar difícil a comissão votar pela cassação do mandato.

"Vai ser muito muito difícil uma Casa tão conservadora como a Alesp, aliás uma casa legislativa no Brasil, dar a cassação, ou seja, a demissão de um deputado, um funcionário público."

Isa Penna mencionou ter conseguido mais de 120 mil assinaturas em um abaixo-assinado pedindo pela cassação de Cury e afirmou que continuará batalhando por uma punição justa.

O Esquerda Diário veio denunciando o assédio provocado por Fernado Cury e colocando sempre a necessidade de construir uma luta organizadas das mulheres contra a direita golpista e reacionária que ataca cotidianamente as mulheres, responsável pela opressão política e de gênero e pela restrição da liberdade sob seus corpos.

Veja aqui: Toda solidariedade à deputada Isa Penna do PSOL, assediada por Fernando Cury do Cidadania

As mulheres ainda têm suas vidas progressivamente precarizadas por políticos como Bolsonaro-Mourão, Fernando Cury, os golpistas e os patrões, através de ataques neoliberais como a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista, a LRF, o Teto de Gastos e o corte do Auxílio Emergencial.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias