Teoria

EVENTO SOBRE ROSA LUXEMBURGO NA UFRJ

Conheça Rosa Luxemburgo: evento na UFRJ abordará a sua vida revolucionária

O Evento ocorrerá na quinta feira, dia 28/03, no Salão Nobre do IFCS a partir das 18h30 e abordará os 100 anos da morte da maior mulher revolucionária do Século XX e suas lições teóricas e políticas hoje.

quarta-feira 20 de março| Edição do dia

Com a participação de Isabel Loureiro e Diana Assunção, Holger Politt, Marildo Menegat, a Boitempo, Edições Iskra e Fundação/Fundación Rosa Luxemburgo Brasil & Cono Sur convidam para o debate “Socialismo ou barbárie: a democracia em Rosa Luxemburgo” que marcará o lançamento da biografia de Rosa Luxemburgo escrita por Paul Frölich.

Rosa Luxemburgo foi a maior mulher revolucionária da história, seu legado, luta teórica e política dizem respeito a defesa da classe trabalhadora, dos negros, das mulheres e de todos os povos oprimidos que são esmagados diariamente pelo capitalismo. Como disse sua companheira de luta, Clara Zetkin, “a obra da sua vida foi preparar a revolução”

Leia Mais: PRÓLOGO

Rosa Luxemburgo foi assassinada aos 47 anos, no marco da insurreição dos Conselhos operários, um enorme processo de levante operário após a 1º guerra mundial, na Alemanha, sob a repressão de um governo socialdemocrata. Seu antigo partido, que largou após um longo processo de burocratização e adaptação a ordem burguesa, a assassinou de forma brutal. Sua convicção e força revolucionária ameaçavam os traidores da revolução.

Leia Mais: Rosa Luxemburgo, a rosa vermelha do socialismo

A Boitempo e Edições Iskra lançam uma biografia inédita de Rosa Luxemburgo em Português no centenário de seu assassinato. A obra de Paul Frölich analisa suas mais importantes obras, retratando cada uma das batalhas que deu em defesa do marxismo e do socialismo em oposição à barbárie capitalista.

RIO DE JANEIRO
Com Isabel Loureiro, Holger Politt, Marildo Menegat e Diana Assunção
28/03/2019 – às 19h
UFRJ – Salão Nobre
Largo São Francisco de Paula, 1 – Centro – Rio de Janeiro
Link do evento: https://www.facebook.com/events/2263890523631054/




Tópicos relacionados

Rosa Luxemburgo   /    UFRJ   /    Rio de Janeiro   /    Teoria

Comentários

Comentar