Sociedade

MANCHAS DE ÓLEO NO NORDESTE

Confira atos que vão ocorrer contra o derramamento de óleo nas praias do Nordeste

A partir de um grupo de whatsapp nacional são convocadas manifestações para hoje (25) e amanhã (26) em todo o país. Tomemos as ruas contra a destruição das nossas praias!

sexta-feira 25 de outubro| Edição do dia

Segundo relatório do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), desde o ínicio de Setembro foram confirmadas novas manchas de óleo no Nordeste. Das 132 praias afetadas, 11 delas estão em processo de limpeza, 74 ainda tem manchas visíveis e 48 estão livres da substância na areia.

Dentre os estados nordestino afetados estão: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O descaso do governo Bolsonaro é absurdo: o M(S)inistro do Meio Ambiente Ricardo Salles acionou plano de contingência no NE 41 dias após desastre, enquanto a população da região do litoral do NE vem combatendo por iniciativa própria as manchas de óleo nas praias entrando em contato com substâncias tóxicas que já causaram enjoo, tontura, náusea, alergia, dentre outros sintomas. 17 pessoas já foram parar no hospital, mas para Mourão o "’Máximo’ que governo pode fazer é ter gente para recolher óleo no litoral nordestino".

Esse ano com as greves mundiais pelo clima e com crimes ambientais como aconteceu com a Amazônia ficou escancarado como a sede de lucro das grandes empresas e dos capitalistas quer acabar com a natureza e com nossos recursos naturais. Junto a isso, planeja descarregar toda a crise nas costas dos trabalhadores e do povo pobre aprovando ataques como a Reforma da Previdência para nos fazer trabalhar até morrer. Para eles, a única coisa que importa é o lucro.

No último dia 20 de setembro, milhares e jovens no mundo todo se mobilizaram na greve mundial pelo clima. Além disso, na América do Sul assistimos levantes como Equador e Chile, que são um forte recado a Bolsonaro. Tomemos os exemplos dos países vizinhos contra a destruição do meio ambiente e a reforma da previdência!

Confira aqui os atos que irão ocorrer:

25/10
Rio de Janeiro - 16h30 - Praca XV

26/10
São Paulo - 16h00 - Vão livre do MASP
Salvador/BA - 16h00 - Farol da Barra
Rio de Janeiro - 18h00 - Praça Santos Dumont
Natal/RN - 10h00 - Praia do Meio
Recife/PE - 14h00 - ALEPE
MUNIQUE - 17 HS EM FRENTE AO CONSULADO
LISBOA - 17 HS EM FRENTE A EMBAIXADA




Tópicos relacionados

Vazamento de óleo no Nordeste   /    Crime Ambiental    /    Nordeste   /    Sociedade   /    Meio Ambiente

Comentários

Comentar