×

Confira as mesas do acampamento “100 anos da revolução russa e o comunismo hoje”

A Juventude Faísca e o Grupo de Mulheres Pão e Rosas realizarão nos dias 28, 29 e 30 de Julho, um Acampamento de Inverno, no Rio de Janeiro. Para debater os 100 anos da revolução russa e o comunismo hoje, confira a seguir as principais mesas e debates.

sábado 15 de julho de 2017 | Edição do dia

Para começar os trabalhos, teremos a mesa “100 anos da Revolução Russa: A estratégia da maior revolução da História”, que retomará alguns dos principais debates estratégicos sobre a Revolução Russa, sintetizados nas orientações de Lenin e Trotsky, de modo a contribuir para a discussão sobre suas lições e atualidade. A mesa contará com a presença de Simone Ishibashi, editora das Revistas Ideias de Esquerda e Estratégia Internacional Brasil, Doutoranda em Economia Política Internacional - UFRJ. A bibliografia indicada são os livro Lições de Outubro e o texto O que é a Revolução Permanente (teses) de Leon Trotski, e as Teses de Abril de Lênin.

A segunda sessão "Mulher e revolução russa: nossa luta pelo comunismo" vai resgatar a luta científica pela planificação da economia e o avanço na cultura para libertar as mulheres. E como as lições desta grande obra aplicada nos dias de hoje apontam a estratégia da luta pela nossa emancipação. Com a presença de Diana Assunção, dirigente do MRT e diretora de base do Sindicato dos Trabalhadores da USP, fundadora do grupo de mulheres Pão e Rosas Brasil. A bibliografia será o primeiro capítulo do livro Mulher, Estado e Revolução, “As origens da visão bolchevique: o amor sem entraves, as mulheres livres”, o texto “O poder soviético e a situação da mulher”, do revolucionário russo Lênin, e o artigo de Andreia D’Atri, Feminismos populares: resistência ou revolução (permanente)?.

Na terceira sessão do nosso acampamento de formação, tentaremos fazer uma busca nos principais elementos defendidos por Marx e a tradição marxista revolucionária sobre as ideias do comunismo, terminando por relacionar essas ideias ao nosso contexto atual e demonstrar sua atualidade. Esse mesa chamara de "A atualidade do Comunismo" será ministrada por Iuri Tonelo, doutorando em sociologia na Unicamp e editor da Revista Ideias de Esquerda. E terá como bibliografia, alguns capítulos selecionados da obra, a Ideologia Alemã, de Karl Marx e Friedrich Engels. Além do livro, Crítica do Programa de Gotha, de Karl Marx, fundamentalmente a parte I. E o texto, "Se os Estados Unidos se Tornassem Comunistas”, de Leon Trotski.

O acampamento contará com diversas atividades de discussões e debates sobre os temas das mesas, além de atividades artísticas e culturais, e passeios para aproveitar as belezas naturais do Rio de Janeiro. Para maiores informações acesse o evento no facebook ou entre em contato com os organizadores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias