×

ANOMALIAS DO CAPITALISMO | Cone Sul é o lugar mais frio do mundo hoje fora da Antártida

Mais uma anomalia do capitalismo: enquanto EUA e Canadá registram as temperaturas mais altas já vistas, Cone Sul é atingido pela maior onda de frio do mundo fora dos polos, segundo MetSul.

terça-feira 29 de junho de 2021 | Edição do dia

Nesta terça-feira (29), diversas cidades do sul do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai amanheceram com temperatura negativa, neve e chuva congelada. Isso um dia depois do Canadá registrar a maior temperatura da história do país: 47,5°C.

Segundo o MetSul, nenhuma região do planeta está com a temperatura tão abaixo da média como no sul do Brasil. Os moradores de Bom Jardim da Serra, município de Santa Catarina, que o digam. Lá foi registrada hoje (29) a menor temperatura do ano no país, -7,5°.

Isso ocorre devido a uma onda polar que está atingindo todo Cone Sul. No Ártico a temperatura está 0,5°C acima da média e na Antártida a temperatura está 3,2°C abaixo da média, o que afeta tanto o Hemisfério Norte quanto Sul, onde em ambos a temperatura está 0,5°C acima da média e abaixo da média, respectivamente.

No Canadá, a onda de calor está tão forte e fora do comum, que já foram registradas 25 mortes - em sua maioria de idosos - em apenas 24h.

Mas essa anomalia não surge do nada e só poderia ser fruto da relação predatória que o capitalismo estabelece com o meio ambiente, criando, por um lado, pandemias como a da COVID-19 e, por outro, situações como essa, onde em um mesmo dia um país registra a temperatura mais alta da história e outro as temperaturas mais abaixo da média.

  •  Confira o especial do Esquerda Diário lançado no Dia do Meio Ambiente: "O capitalismo destrói o planeta, destruamos o capitalismo"


  • Comentários

    Deixar Comentário


    Destacados del día

    Últimas noticias