×

Condenação de Lula faz capitalistas se animarem, bolsa dispara e dólar cai

Ontem (24) enquanto acontecia a barbaridade que três desembargadores retirarem o direito de voto de milhares, a bolsa de Valores Ibovespa subiu 3,72% e o dólar caiu a R$ 3,15, menor valor desde outubro, ao mesmo tempo ações da Petrobras subiam 6,6%, maior valor nos últimos 12 meses.

quinta-feira 25 de janeiro de 2018 | Edição do dia

Às 12h de ontem, quando o primeiro desembargador deixou claro que seu voto seria contra Lula, foi o ponto mais alto da Bolsa de Valores. Os impasses da Lava Jato por um tempo deixaram o mercado em dúvida se ela conseguiria avançar para dar legitimidade nos ataques à classe trabalhadora, e durante esse período os indicativos econômicos se mantinham bem abaixo de uma dita recuperação tão falada pela mídia burguesa.

Não é um movimento natural do mercado ações de várias empresas subirem tanto na condenação de Lula. Antes do golpe institucional que levou à queda de Dilma Rousseff, houve uma grande movimentação especulativa que levou o dólar às alturas, subindo a inflação e elevando o custo de vida da população em geral. Essa aparente “melhora” que indica a queda do dólar e o aumento do valor de ações de empresas brasileiras no exterior, e o próprio aumento da Ibovespa, na verdade armam terreno para os principais ataques à classe trabalhadora no Brasil.

Por um lado, movimentos especulativos de grandes capitalista agem para mudar esses índices e dar sinalizações de quais movimentos políticos da Lava Jato é interessante para seus lucros. Nesse sentido, não se importam em perder grandes quantidades de dinheiro se o objetivo é subir o dólar e influenciar a opinião pública, como no caso anterior do golpe institucional.

Por outro lado, apesar de Lula e o PT, com sua política de conciliação de classes, tentar acalmar os ânimos do mercado dizendo que deveria se perdoar os golpistas, que implantaria uma reforma da previdência mais light, não foram suficientes para os capitalistas que querem arrancar tudo que puderem da população. Nesse sentido, a condenação de Lula que tem um grande apelo popular é uma demonstração de forças positiva para aqueles que querem a reforma trabalhista e a reforma da previdência.

Talvez a definição de Lenin do “Estado como balcão de negócios da burguesia” nunca foi tão exemplificada. Não nos enganemos, a melhoria desses índices econômicos só indicam que as águias carecas do Imperialismo estão prontas para espoliar ainda mais nosso país ao mesmo tempo que pressionam para mais ataques à classe trabalhadora.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias