×

Com o fortalecimento do centrão, PSDB terá maior população governada pelo país

O PSDB venceu 8 prefeituras, incluindo a mais importante do país, São Paulo. O PSDB é o partido que terá o maior número de população governada, com 34,1 milhões de pessoas pelo país com prefeitos tucanos, mais de 12 milhões só em São Paulo.

segunda-feira 30 de novembro de 2020 | Edição do dia

Depois da vitória em São Paulo, o PSDB se manterá como o partido que governa uma parcela maior da população nos municípios do país, embora tenha perdido o controle de importantes metrópoles nos estados.

Terão prefeitos tucanos 34,1 milhões de pessoas país afora. Só na capital paulista, o PSDB governará 12,3 milhões de habitantes. O partido, porém, encolheu 35% no número de prefeitos eleitos em relação ao pleito de 2016 e vai sair de grandes prefeituras, como Porto Alegre, Manaus e Teresina.

Em 2016, impulsionado por uma onda de rejeição ao PT, os tucanos haviam atingido a maior marca de população governada neste século, com 49 milhões de pessoas. Além do PSDB, o MDB fica em segundo, com 26,1 milhões de pessoas. E o DEM, que ganhou a prefeitura do RJ, dobrou quantidade de população governada.

Leia Mais: O que as eleições mostram da correlação de forças no país?

O bonapartismo institucional (tomando apenas as cinco primeiras siglas em número de prefeituras: PSDB, MDB, DEM, PSD e PP), em termos demográficos, sai do pleito governando quase 60% da população nacional.

Essa situação expressa um fortalecimento do centrão e dos atores do golpe institucional de 2016 como viemos analisando, com todo discurso da grande mídia contra os “extremos” e fortalecendo o centro. Setores que junto a Bolsonaro sustentam todos ataques e reformas aos trabalhadores e que querem agora aprofundar cada um desses planos, como já anunciou Rodrigo Maia.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias