×

CRISE ECONÔMICA | Com dólar batendo em 5 reais, Ibovespa tem 2º circuit breaker do dia

Os negócios na B3, a Bolsa de Valores brasileira, foram suspensos pela segunda vez no dia por causa do acionamento do mecanismo conhecido como circuit breaker. O Ibovespa caiu 15,43%, quando o indicador marcava 72.026,68 pontos.

quinta-feira 12 de março de 2020 | Edição do dia

A crise econômica que já tendia a uma enorme recessão, segue se aprofundando. As ações da Petrobras caíram mais de 16% e os negócios foram interrompidos; O mercado reagiu a restrição imposta por Trump a voos entre Europa e EUA e dólar bateu 5 reais, um marco inédito na história. Com a Organização Mundial da Saúde tendo definido como Pandemia a situação do Corona Virus, a tendência é se amplificar ainda mais o cenário de crise.

As bolsas globais aprofundam suas quedas hoje após o presidente americano Donald Trump afirmar, na noite de ontem (11), que suspenderá todas as viagens da Europa, com exceção do Reino Unido, para os EUA pelos próximos 30 dias.

As bolsas europeias afundam mais de 9% e os índices dos EUA tombam mais de 7%. No Brasil, o Ibovespa enfrentou seu 4º circuit breaker da semana -e o 2º do dia - ao cair 15,43%, aos 72.027 pontos, às 11h13. Sendo que o Ibovespa não tem dois circuit breakers em um só dia desde 6 de outubro de 2008

O dólar comercial desacelera após intervenções do Banco Central e sobe 3,47%, a R$ 3,8855, após tocar a máxima histórica de R$ 5,0277.

Na segunda-feira, o choque de preços do petróleo foi mais um fator para, conjuntamente com os impactos do coronavírus, provocarem um derretimento das bolsas de valores pelo mundo. Entretanto, esses dois ingredientes explosivos que se agregaram ao atual caldo econômico global, apenas detonaram as tendências recessivas que já vinham em maior ou menor grau latentes na economia.

Esta situação reafirma que as respostas capitalistas que são pautadas em retirada de direitos e ataques profundos à classe trabalhadora não é uma solução para a crise econômica. Pelo contrário, os aspectos estruturais desta crise são decorrentes do próprio apodrecimento do sistema capitalista que é incapaz de resolver as demandas que ele própria gera, e para manter seu sistema de exploração e opressão, tem arrastado a maioria da população a situações de miséria e violência. Em relação ao Coronavirus é bem interessante refletir como são os trabalhadores que já estão pagando por esta crise.

Em meio a esta crise na economia Bolsonaro está convocando um ato reacionário dia 15. Dia 18 estão agendadas mobilizações contra o autoritarismo de Bolsonaro. É fundamental inspirar-se na imparável força que mostra o movimento de mulheres internacional desse último 8 de Março, assim como as revoltas que tomam a Itália pela tentativa de fazer com que os trabalhadores paguem pela crise do Coronavirus e expressar com toda a força nas ruas uma oposição a Bolsonaro e seu autoritarismo mas também a todas reformas, conduzidas não somente pelos ultrarreacionários Bolsonaro e Guedes, mas também por Rodrigo Maia e outros golpistas que se diferenciam do presidente em diversos temas mas nunca no foco em atacar fortemente os trabalhadores e promover maior entrega do país ao imperialismo.


Temas

Economia



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias