×

CRISE | Com desemprego e redução salarial, varejo cai 7% em um ano

"Não pense em crise, trabalhe", disse o presidente Temer ao assumir a presidência em meio ao golpe institucional. A frase não tem surtido efeito no comércio varejista que teve uma queda de estrondosos 7% em um ano. Contando moedas em meio ao aumento do desemprego os trabalhadores tem cortado até mesmo no supermercado. Os lucros empresariais, não tem caído na mesma proporção.

quinta-feira 30 de março de 2017 | Edição do dia

"Não pense em crise, trabalhe", disse o presidente Temer ao assumir a presidência em meio ao golpe institucional. A frase não tem surtido efeito no comércio varejista que teve uma queda de estrondosos 7% em um ano.

A queda do comércio varejista, ou seja das lojas, supermercados, quitandas, etc, reflete como a crise econômica tem se refletido em diminuição do consumo, até mesmo de alimentos. Os lucros reportados pelas grandes empresas não tem caído. A crise está sendo descarregada nas costas da classe trabalhadora, e junto dela pequenos comerciantes tem falido. Outra notícia divulgada recentemente dá conta de recorde de pedidos de falência.

As vendas do comércio varejista caíram 0,7% em janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira, 30, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com janeiro de 2016, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram recuo de 7,0% em janeiro de 2017. Uma queda muito maior do que projetavam os analistas, eles previam uma retração de 5,50% a 3,30%, com mediana "de mercado" de 4,20%.

As vendas do varejo restrito acumularam retração de 7,0% no ano. Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,20% em janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal.

Na comparação com janeiro de 2016, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram redução de 4,8% em janeiro de 2017.

Com informações da Agência Estado




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias