×

Economia | Com consumo estagnado, PIB cai 0,1% no segundo trimestre

O PIB- Produto interno bruto sofreu uma queda de 0,1% no segundo trimestre deste ano. A crise econômica e sanitária são dois fatores preponderantes na margem dessa queda.

quarta-feira 1º de setembro de 2021 | Edição do dia

Foto: Reprodução google.

Nesta quarta-feira, o IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresentou dados referentes ao PIB do país e segundo os dados apresentados, no 2º trimestre de 2021 ocorreu um recuou de 0,1% em comparação com os meses anteriores do ano de 2021.

Na comparação com o segundo trimestre de 2020, o PIB apresentou alta de 12,4% no segundo trimestre deste ano, vindo dentro das estimativas coletadas pelo AE Projeções, que variaram de uma elevação de 10,5% a 13,6%, com mediana positiva de 12,8%. Ainda segundo o instituto, o PIB do segundo trimestre de 2021 totalizou R $2,1 trilhões.

O Produto Interno Bruto da agropecuária caiu 2,8% no segundo trimestre de 2021 ante o primeiro trimestre. Na comparação com o segundo trimestre de 2020, o PIB da agropecuária mostrou alta de 1,3%, segundo o IBGE. No entanto, o setor da agropecuária foi o setor que mais teve uma queda significativa.

Além disso, consumo das famílias ficou estagnado ocorrência dos altos índices desemprego e o baixo salário. Além disso, os investimentos tiveram queda de 3,6%.

Medir e comparar o PIB em cada período é importante porque ele é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e o que possibilita a economia gerar riqueza e renda.

Porém, é importante constatar que a questão economia atual do país é atravessada por uma crise econômica e sanitária que impacta diretamente vários ramos da economia, um exemplo disso, O PIB da indústria, por sua vez, caiu 0,2% no segundo trimestre de 2021 ante o primeiro trimestre. Na comparação com o segundo trimestre de 2020, o PIB da indústria revelou alta de 17,8%.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias