×

PENSAMENTO DE GRAMSCI | Colóquio Internacional Antonio Gramsci ocorrerá no IFCH-UNICAMP

Dos dias 22 à 25 de agosto, ocorrerá no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), na Unicamp, o I Colóquio Internacional Antonio Gramsci.

segunda-feira 14 de agosto de 2017 | Edição do dia

Para relembrar vida e obra de Antonio Gramsci, no ano em que se completa 80 anos de sua morte, a International Gramsci Society, a International Gramsci Society – Brasil, a Fondazione Istituto Gramsci e o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL-UNICAMP) convocam o I Colóquio Internacional Antonio Gramsci.

O Colóquio realizará diversos debates e exposições de trabalhos e pesquisas que façam referência à obra de Gramsci. Entre os conferencistas estão, Peter D.Thomas, pesquisador australiano radicado na Inglaterra, autor dos livros “The Gramscian Moment” [O momento gramsciano] e “Hegemony, Passive Revolution and the modern Prince” [Hegemonia, revolução passiva e o Príncipe moderno], Kate Crehan que é professora de Antropologia na Universidade da Cidade de Nova Iorque (CUNY), autora do livro "Gramsci, cultura e antropologia" e Joseph Buttigieg que é professor no Departamento de Letras-Inglês da Universidade de Notre Dame, e há alguns anos tem um projeto de publicar a edição crítica dos Cadernos do Cárcere de Antonio Gramsci.

Além de outros conferencistas, como Ivete Smionatto, Alvaro Bianchi, Eleonora Forenza, Massimo Modonesi, Raul Burgos, Giuseppe Cospito, Martin Cortes, Daniela Mussi, Anita Schlesener, Marcos Del Roio, Giovanni Semeraro e Bernardo Ricupero.

No evento haverá também sessões de trabalho com temas que perpassam a obra de Gramsci e com a participação de diversos intelectuais. Serão 14 sessões durante todo o evento, com temas variados e cada uma contará com um debatedor. Os temas e trabalhos já estão disponíveis para consulta e leitura.

O Colóquio ocorrerá dos dias 22 à 25 de agosto, e as inscrições para ouvinte ainda permanecem abertas, além disso é possível acompanhar a programação, novidades, informações sobre os conferencistas, trabalhos, editoras que farão venda de livros nos espaços do evento e informações gerais, no site e página no facebook do Colóquio.

Segue abaixo a programação:

Data: 22 de agosto

14h00 – Abertura oficial

14h30 – Painel: “Os estudos gramscianos hoje: temas e debates”
Com Joseph Buttigieg, Guido Liguori, Ivete Smionatto e Alvaro Bianchi

19h00 – Painel: “Gramsci e os subalternos”
Com Eleonora Forenza, Massimo Modonesi e Raul Burgos

Data: 23 de agosto

9h00 – Painel: “Centro e periferia: novas orientações para a pesquisa”
Com Giuseppe Cospito, Martin Cortes e Daniela Mussi

14h00 – Sessões de Trabalho 1, 2, 3, 4 e 5.

19h00 – II Encontro da International Gramsci Society-Brasil

Data: 24 de agosto

9h00 – Painel: “1917: A revolução contra O Capital?”
Com Peter Thomas, Anita Schlesener e Marcos Del Roio

14h00 – Sessões de Trabalho 6, 7, 8, 9 e 10.

19h00 – Assembleia da International Gramsci Society

Data: 25 de agosto

9h00 – Sessões de Trabalho 11, 12, 13 e 14.

14h00 – Painel: “A ‘tradução’ de Gramsci no mundo”
Com Kate Crehan, Giovanni Semeraro e Bernardo Ricupero


Temas

Unicamp    Gramsci    Teoria



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias